Em meio a filas, CGU diz em relatório que INSS está no caminho certo
Copo meio cheio Relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) publicado nesta sexta (24) elogia a decisão do INSS de investir em inovações tecnológicas em vez de buscar novos servidores. Embora reconheça que o déficit de pessoal no órgão impactou de forma relevante e pode ser o motivo das filas, o documento ressalta “que a lógica de rever processos de trabalho antes de reivindicar maior quantidade de servidores é positiva e está alinhada com o cenário das contas públicas brasileiras”.
Virtual A CGU cita preocupação com unidades abertas “com um ou dois servidores, por vezes deslocados de outras unidades”, mas afirma que o INSS vem “procurando equacionar esse problema” com tecnologia.
Reforço Apesar do otimismo traçado pelo relatório, o governo deve editar medida provisória para incluir, além de militares, servidores aposentados na força-tarefa com o objetivo de reduzir o estoque de pedidos em atraso –segundo cálculos da equipe econômica, o reforço deve custar R$ 14,5 milhões por mês aos cofres públicos. Cerca de 1,3 milhão de pedidos estão na fila, sem resposta.
Pode isso? Há ainda um impasse sobre a MP. Para o TCU (Tribunal de Contas da União), a saída mais adequada é o governo abrir uma seleção para a contratação temporária de servidores, sem distinção entre civis e fardados.
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