Glenn descarta reclamar ao Supremo durante plantão de Fux
Tempo de maturação Apesar da repercussão da denúncia contra Glenn Greenwald, uma reclamação ao Supremo não deve ser encaminhada nos próximos dias, durante o recesso do Judiciário. O plantonista da corte é o ministro Luiz Fux, considerado simpático à Lava Jato. A estratégia do jornalista é esperar o retorno do relator, Gilmar Mendes, que viu a denúncia como uma afronta a uma determinação sua do ano passado. Advogados de Glenn avaliam também pedir a rejeição ainda na primeira instância.
Revisão Advogados e ministros de cortes superiores afirmam que a denúncia contra Glenn não deve prosperar por uma razão técnica.
Linha do tempo Para criminalistas, o inquérito só conseguiu mostrar contato do jornalista com os autores após a invasão ter ocorrido. Assim, não haveria indícios de que Glenn tenha instigado ou dado meios para a ação, elementos necessários para configuração de crime. O procurador diz que o jornalista recebeu material de origem ilícita enquanto o grupo ainda agia.
Perigo O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que a denúncia é um ato “problemático” e “perigoso” por se tratar de situação que, segundo ele, pode cercear a liberdade de expressão.
TIROTEIO
Sem qualquer constrangimento, atacam a liberdade de imprensa. Assim como não se constrangem em vazar investigações e condenar pessoas sem provas
Do senador Jaques Wagner (PT-BA), em crítica ao Ministério Público Federal, após denúncia contra o jornalista Glenn Greenwald
A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados na edição desta quarta (22) clique abaixo:
Deputados reclamam de atraso da Câmara no pagamento de verbas do ‘cotão’
Membros do CNMP querem investigação sobre procurador contra Glenn
Damares quer ‘eu penso duas vezes’ como mote em campanha de gravidez precoce
Mourão vai enviar diretrizes a envolvidos em conselho da Amazônia