Líderes de partidos de centro querem indicar novo presidente do FNDE

Um por todos A demissão do chefe do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Rodrigo Dias, em dezembro, desagradou não só ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que havia chancelado a nomeação, mas a outros líderes de partidos da centro-direita.

Um por todos 2 Esses deputados avaliam que Dias dialogava bem com o Congresso e que o FNDE é um órgão estratégico por liberar verbas para estados e municípios –em 2019, manejou um orçamento de R$ 52 bilhões. Por isso, líderes buscam um nome de consenso para sucedê-lo.

Da reta Segundo aliados, Maia demonstrou a Bolsonaro contrariedade com a decisão de Abraham Weintraub (MEC) de exonerar o apadrinhado. O presidente, por sua vez, teria respondido que a decisão era do ministro e que não tinha nada a ver com o assunto.

Baixo-astral Parlamentares avaliam que o episódio pode contribuir para piorar a situação de Weintraub, que corre o risco de deixar o MEC.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados na edição desta terça (7) clique abaixo:

Lula aconselha petistas a evitar briga interna por candidatura em SP

Aumento dado por Moro a integrantes da PF divide corporação; peritos e agentes pleiteiam reajuste

Ministério deixa de pagar R$ 371 milhões em emendas; governistas querem responsabilizar Congresso por gastos