Oposição pressiona Alcolumbre a rejeitar medida provisória que muda seleção de reitores em universidades

Afasta de mim A bancada do PT no Senado apresentou, nesta segunda (30), requerimento para que Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Casa, rejeite a medida provisória que altera a seleção de reitores de universidades federais.

Furou o sinal O argumento da oposição é que não há emergência que justifique a mudança, publicada na véspera de Natal –medidas provisórias têm efeito imediato. Além disso, a norma desrespeitaria a autonomia constitucional das federais e abriria a brecha para que só fossem selecionados os “alinhados politicamente ao governo.”

Pelas beiradas A medida dá prevalência aos professores na escolha de reitores, com peso de 70% na eleição. Hoje, boa parte das universidades concede pesos iguais a docentes, alunos e funcionários. Segundo aliados de Abraham Weintraub (Educação), o objetivo é minar a influência de sindicatos e partidos, mais próximos de servidores e alunos.


TIROTEIO

Faltam políticas públicas sistêmicas que garantam que o aluno frequente o ensino médio na idade adequada

Da deputada Luísa Canziani (PTB-PR), sobre a redução de mais de 4% nas matrículas no ensino médio em 2019, segundo o censo escolar


A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados na edição desta terça (31) clique abaixo:

Toffoli antecipa decisão sobre juiz das garantias; Fux só analisaria caso dia 19

Técnicos do governo varam a madrugada para pagar emendas prometidas a parlamentares

Economia vê potencial de arrecadar R$ 25 bi com medida provisória que muda regra para imóveis da União