Siglas de centro e de esquerda buscam alternativa à prisão em segunda instância
Caminho do meio Partidos de centro e de esquerda articulam apoio a uma proposta alternativa à que quer reabilitar a autorização para prisão em segunda instância. A tese que tem ganhado mais adeptos é a indicada pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, que acaba com prazos de prescrição de crimes após a condenação colegiada. A avaliação é a de que essa medida já responde às críticas de que haveria mais impunidade após a decisão do STF que reafirmou o encarceramento só após o trânsito em julgado.
Vencer… Enquanto não há maioria em torno de uma alternativa à proposta de emenda constitucional que autoriza a prisão em segunda instância, a ordem dos partidos de centro, centro-direita e esquerda é ganhar tempo.
…pelo cansaço Mesmo siglas que pregam publicamente o apoio ao encarceramento após condenação em segunda instância têm divisões internas. Não há unanimidade no PSDB e no DEM, por exemplo. Siglas como PP e PL dizem que o ideal é tratar do assunto só no ano que vem.
TIROTEIO
Por trás do discurso de desconstrução da Constituição, há o risco de se desconstituir o Estado Democrático de Direito
Do deputado Patrus Ananias (PT-MG), após o governador Romeu Zema (Novo-MG) dizer que a Constituição faz o país ingovernável
A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados na edição deste sábado (9) clique abaixo:
PSL traça estratégia para travar criação do partido de Bolsonaro
Preocupados, consumidores de gás boliviano monitoram crise no país vizinho