Cúpula do Congresso avalia que Toffoli dimensionou mal o impacto da decisão sobre dados do Coaf

Ninguém solta… Integrantes da cúpula do Congresso entraram em contato com aliados do presidente do Supremo, Dias Toffoli, para conhecer a versão do ministro sobre a decisão na qual tentou forçar a abertura da caixa-preta de relatórios produzidos e distribuídos pelo Coaf, órgão hoje rebatizado de UIF.

…a mão de ninguém A avaliação é a de que o ministro acabou “dimensionando mal” o impacto de seu despacho. A ordem levou o Coaf a franquear o acesso do Supremo a dados de 600 mil contribuintes –entre eles a elite econômica e política do país– e houve forte reação. A ordem da cúpula do Legislativo é para não alimentar ataques a Toffoli.

Tem limite A extensão da ordem do ministro foi definida após uma série de tentativas de obter informações mais específicas sobre os métodos do Coaf terem fracassado. Toffoli, pessoalmente, fez diversas reuniões para buscar dados.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados na edição deste domingo (17) clique abaixo:

Descontentamento com articulação política do governo chega ao Senado e ameaça votações

Receita informa STF que só 3% de representações foram provocadas por MP

Julgamento do pedido de Tabata para deixar PDT será termômetro para dissidentes do PSL