Após minimizar greve, governo quer retomar diálogo com centrais sindicais

Painel

Na coxia Apesar de ter minimizado o impacto da greve geral da última sexta (28), o governo mandou sinais de que quer retomar o diálogo. Paulinho da Força (SD-SP) disse que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi quem deu o recado.

Lições do passado Reunidos no aeroporto às vésperas da greve, ministros do governo Temer tentavam projetar o efeito político da manifestação. Um deles fez um alerta: “Dilma subestimou muito o poder do Paulinho”.

Didático O governo vai rediscutir a situação do PTN. O partido ganhou a presidência da Funasa, mas não entregou os votos na reforma trabalhista. Nesta terça, dois deputados do PTN e um do PMDB vão perder cargos no órgão. No Dnit, serão cortados cargos do PR e do PSB.

É guerra A base teria 411 integrantes se todos os deputados das siglas aliadas votassem com o governo. Como o número não se confirma no plenário, “é melhor ter 300 de Esparta”, diz um ministro.

Senhor da razão Aliados do governo no Congresso argumentam, porém, que as exonerações de indicados dos infiéis de nada adiantarão se o governo não adiar a tramitação da reforma da Previdência. Dizem que é preciso tempo para que a propaganda oficial chegue às bases eleitorais dos deputados.

Agora vai? O Canadá abriu consulta pública para medir o interesse de seus empresários num acordo comercial com o Mercosul. O Brasil torce há anos pelo negócio.

Leia a íntegra da coluna aqui