Haddad escolhe José Américo para coordenação política da prefeitura
THAIS ARBEX E VERA MAGALHÃES
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), escolheu o deputado estadual e secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, para ser o novo secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo.
O titular da pasta, responsável pela articulação política do governo com a Câmara e os partidos aliados, também tem a missão de costurar até 2016 o arco de alianças que sustentará a candidatura à reeleição de Haddad, que enfrenta um período de baixa popularidade.
Zé Américo, como é conhecido o deputado petista, substituirá na função Alexandre Padilha, que assumirá a Secretaria de Saúde do município no lugar de José de Filippi Jr.
Haddad decidiu pela troca na semana passada, conforme antecipou o Painel. A Saúde é a área com pior avaliação da prefeitura.
O próprio prefeito já havia dado sinais de que pretendia mudar o comando da pasta, mas esperou para fazer a troca quando Filippi foi citado pelo empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, como tendo recebido para a campanha de Dilma Rousseff em 2010 –da qual foi tesoureiro– recursos oriundos do esquema de desvios da Petrobras.
O convite formal a Zé Américo será feito ainda nesta segunda-feira por Haddad. Os dois estão reunidos nesta tarde na prefeitura.
O futuro coordenador político está no primeiro mandato na Assembleia. Antes, foi vereador e chegou a presidir a Câmara. Foi secretário na administração Marta Suplicy. Além do mandato parlamentar, é o responsável pela comunicação do PT nacional.