Justiça Federal manda Osmar Terra retomar seleção de obras para TV pública
A Justiça Federal derrubou nesta segunda (7) portaria na qual o ministro Osmar Terra (Cidadania) suspendeu um edital para a seleção de obras de audiovisual independentes que seriam veiculadas em TVs públicas.
Em decisão liminar, a juíza Laura Bastos Carvalho também determinou que a Ancine conclua o processo de seleção das obras.
Terra havia sustado a escolha de produções após o presidente Jair Bolsonaro criticar peças com temática LGBT que estavam entre as selecionadas.
Na sentença, a juíza ressalta que “os direitos fundamentais a liberdade de expressão, igualdade e não discriminação merecem a tutela do Poder Judiciário, inclusive em caráter liminar”.
“Não por outro motivo, o Supremo Tribunal Federal se manifestou recentemente, conferindo tutela de urgência para determinar a cessação de atos contrários à liberdade de expressão ocorridos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.”
A magistrada lembra ainda que “já foram transferidos ao BNDES e ao BRDE R$ 525 mil” para a gestão financeira do programa.
Leia mais notícias do Painel aqui.