Entidades veem maioria para paralisação de juízes estaduais contra lei que pune o abuso de autoridade

Termômetro Dirigentes de entidades de classe dizem que, hoje, o clima na magistratura é favorável à paralisação nacional de juízes estaduais num protesto contra a lei que pune o abuso de autoridade. A proposta de greve será analisada esta semana.

Termômetro 2 Entre os juízes federais, haveria maior divisão. Há, porém, disposição da categoria de montar um calendário de atos para pressionar o Supremo a derrubar itens do texto até janeiro, quando ele começa a vigorar.

Precoce Desde já, porém, pipocam nas redes registros de sentenças de juízes que teriam deixado de determinar medidas por “medo” da nova norma. Os relatos despertaram suspeitas de que há uma ação orquestrada para mobilizar a população contra a lei que ainda nem entrou em vigor.

Pode vir quente Deputados e senadores já preparam discurso para fazer o enfrentamento político do tema. Dizem que os acusados de abuso serão julgados por magistrados —e que se os juízes não confiam na própria classe, há pouco o que fazer. O fato de o Judiciário ter salários gordos também será usado para criticar uma eventual greve.

Leia mais notícias do Painel aqui.