Ex-PPI, Adalberto Vasconcelos assumirá diretoria no BNDES de Montezano
Recém exonerado do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), controlado pela Casa Civil, o executivo Adalberto Vasconcelos assumirá a diretoria de Relações Governamentais do BNDES, informa Mariana Carneiro.
Ele faz parte do novo colegiado do banco, sob administração de Gustavo Montezano, a ser anunciado ainda nesta sexta-feira (12).
Vasconcelos é considerado um dos principais responsáveis pela reformulação do programa de concessões do governo federal, feita na gestão Michel Temer, e que ficou de herança para Jair Bolsonaro. Como resultado, Bolsonaro licitou nos primeiros 100 dias de governo 12 aeroportos, portos e um trecho da ferrovia Norte-Sul.
Sob Montezano, a expectativa é que o BNDES tenha um papel mais ativo na estruturação de privatizações, uma das agendas que o ministro Paulo Guedes (Economia) pretende acelerar após a reforma da Previdência.
Vasconcelos deixou o PPI após a reformulação das secretarias vinculadas ao Palácio do Planalto. O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) se afastou da coordenação política do governo e assumiu atribuições como o PPI.
Com a mudança, Vasconcelos foi substituído por Martha Seillier. A executiva egressa da Infraero tem trânsito também na Economia e no Ministério da Infraestrutura, de Tarcísio Freitas.
Leia mais notas do Painel aqui.