‘Baixa o dedo, Papai Smurf!’ e ‘É favela, é baixaria’: veja diálogos da sessão da CCJ que aprovou a Previdência
Registro histórico “Cuidado, senhor presidente, que ele vai agredi-lo! Abaixe o dedo, Papai Smurf! Chame um médico! Chame um médico para o deputado Ivan Valente! (PSOL-SP)”, disse um deputado não identificado. “Puxa vida! Está na favela, é? É baixaria mesmo!”, completou Pastor Eurico (Patriota-PE)”.
Registro histórico 2 Os diálogos acima, e outros como “chame um médico para a Maria do Rosário (PT-RS), que ela está abalada”, estão registrados nas notas taquigráficas da Câmara sobre a votação da reforma na CCJ, na terça (23).
Registro histórico 3 Em outro trecho da sessão, o Delegado Éder Mauro (PSD-PA) discute com Gleisi Hoffamann (PT-PR). “Ter ouvido deputadas de esquerda, viúvas de Lula, dizerem que o Brasil está quebrado… Olha que satisfação ouvir de vocês que vocês quebraram o país, não só quebraram, mas roubaram este país. Você, Gleisi, é envolvida nas roubalheiras do país. Tu e teu marido roubaram este País”.
Registro histórico 4 Gleisi rebateu. “Como eu fui citada aqui numa manifestação de ódio, quero só explicar para vocês, talvez eu tenha que desenhar, mas faz 3 anos que vocês tiraram a Dilma [Rousseff] e o PIB está estagnado. Sabe qual vai ser o pibinho de vocês? Ó, vai ser menos de 1% o pibinho de vocês, óó! (…) Então, podem fazer a manifestação que quiserem. Vocês têm que explicar para o povo por que a economia não cresceu depois que tiraram a Dilma. Foram vocês que prometeram.” Cacá Leão (PP – BA) interrompe: “Sr. presidente… Deveria ter adicional de insalubridade para ouvir esse tipo de pronunciamento aqui”. Houve risos.
Leia mais notícias do Painel aqui.