Novo ministro da Educação indica que levará braço-direito da Casa Civil para o MEC

O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, indicou a aliados que vai nomear o secretário-executivo adjunto da Casa Civil,  Antônio Paulo Vogel, como seu número 2 na pasta, informa Julia Chaib.

A informação foi repassada pelo ministro a integrantes do próprio MEC e da Casa Civil e foi confirmada ao Painel por três fontes.

Weintraub informou nesta terça (9) ao tenente-brigadeiro Ricardo Machado, atual secretário-executivo do MEC, que precisaria do cargo. O militar foi nomeado há apenas três semanas em meio a uma intensa crise na pasta.

Aliados do escritor Olavo de Carvalho, com quem o novo ministro simpatiza, afirmaram que Bolsonaro escolheu Weintraub após ele se comprometer a realocar ex-alunos do polêmicos escritor na cúpula da pasta. Foi a demissão dos olavistas que deflagrou a queda de braço que terminou por derrubar Ricardo Vélez da pasta.

Havia, por isso, a expectativa de que Eduardo de Melo, que hoje comanda a TV Escola, fosse alçado à Secretaria Executiva do MEC. O que, ao que parece, não vai se confirmar.

Leia mais notícias do Painel aqui.