Entidades de partidos de oposição vão criar ‘Observatório da democracia’
Vigilantes As fundações de PSB, PT, PDT, PSOL, PC do B e Solidariedade vão lançar uma plataforma chamada “Observatório da Democracia”, no dia 31. A ideia é analisar as políticas que serão lançadas por Jair Bolsonaro e subsidiar ações no Congresso. A entidade ligada ao Pros também deve fazer parte da iniciativa.
Rápida no gatilho No mesmo dia em que o PSL formalizou o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, Gleisi Hoffmann, do PT, telefonou para Carlos Lupi, dirigente do PDT, e disse que eles precisavam se unir para apoiar outro candidato.
Sandálias da humildade O PT disse não fazer questão de que o postulante da oposição ao comando da Câmara seja do partido —mas também não apresentou outro nome.
Procura-se O receio de integrantes do PDT é o de não encontrar um candidato viável. Fábio Ramalho (MDB-MG), que já está no páreo, não agrada aos pedetistas.
Caça com gato Apesar da desconfiança de alas da oposição, Ramalho é visto por deputados do centrão como um nome com potencial para embaralhar o jogo na Câmara. Ele é querido pelo chamado baixo clero e, calculam seus aliados, não deve ter menos de 100 votos na disputa.
Leia mais notas do Painel aqui.