‘Não temos medo de Bolsonaro e vamos enfrentá-lo’, diz presidente do PT

Retroalimentação A exortação de Jair Bolsonaro à libertação do socialismo em discurso no parlatório do Planalto fisgou o PT. “Todo governo que não tem projeto precisa de um inimigo a ser combatido. Nós somos o do Bolsonaro, mas não temos medo e vamos enfrentá-lo”, diz Gleisi Hoffmann (PT-PR). Ela ironiza a escolha retórica do presidente e diz que ele estreou sem mostrar o que fará com o país. “Temos 15 milhões na miséria, não universalizamos nem a educação básica. Onde está o socialismo?”.

Prontidão A presidente do PT vai reunir os líderes da sigla no Congresso, a cúpula da Fundação Perseu Abramo e a do Instituto Lula no dia 14 de janeiro para começar a discutir a linha de atuação diante da ascensão de Bolsonaro. “Oposição é oposição”, avisa Gleisi.

Faltou Dirigentes de partidos que estão alinhados aos interesses de Bolsonaro reconheceram, em privado, que ele deixou a desejar ao não listar medidas ou dialogar com problemas concretos, como o desemprego.

Cara e coroa Na posse, o presidente repetiu estratégia que adotou durante a campanha e também logo após ser eleito, fazendo discursos com tons e alvos diferentes. Ele agradou a política ao dizer que quer governar com o Congresso e falando em união. Depois, fez fala exaltada para o núcleo duro de sua base no parlatório.

Ideia fixa Considerando as duas falas da posse, Bolsonaro pronunciou a palavra “Deus” por 12 vezes. “Ideologia” e variantes foram mencionadas nove vezes. Outro termo muito usado pelo presidente foi “família”: sete vezes.

Dieta forçada Assim que Bolsonaro terminou seu discurso, alguns convidados sem acesso ao salão em que o presidente empossou seus ministros pararam um segurança perguntando se não havia “coxinha ou um salgadinho”.

Tribuna (quase) de honra O casal Estevam e Sônia Hernandes, da igreja Renascer em Cristo, foram convidados para a posse pela primeira-dama Michelle Bolsonaro. Eles vieram dos EUA só para a cerimônia. Seus cartões só davam acesso ao térreo do Planalto.

#tamojunto Assim que Bolsonaro subiu a rampa, Sônia iniciou uma transmissão em suas redes sociais.

Vacina Ciente de que o governo será pressionado a dar prioridade absoluta à reforma da Previdência, aliados de Jair Bolsonaro preparam ofensiva contra fraudes no INSS.

Vacina 2 A ideia é ampliar investigações e operações sobre desvios para dar fôlego ao discurso de que o governo vai mexer na aposentadoria mas também combater a corrupção no sistema previdenciário.

Pacote completo A equipe econômica de Jair Bolsonaro, chefiada por Paulo Guedes, já definiu que a reforma da Previdência será a primeira proposta a ser levada por ela ao Congresso. A dúvida que ainda paira sobre o grupo –e que será discutida com o núcleo político– é se outras medidas importantes serão enviadas conjuntamente.

Pacote completo 2 O ministro da Economia também milita pela reforma tributária e por mudanças no Sistema S. Alguns de seus auxiliares defendem que todos os projetos sejam entregues juntos. Assim, dizem, o mercado fica ciente e ganha uma visão ampla das propostas do governo.

Todos por um Para fazer as mudanças que pretende no Sistema S, a equipe econômica prevê mudar até cinco pontos da legislação atual. A minuta com as propostas de alteração já está pronta.

Nada com isso O agora ex-presidente Michel Temer chegou ao Planalto no início da tarde desta terça (1º) e assistiu pela TV, ao lado de seus ministros, o início da posse de Bolsonaro, do trajeto em carro aberto até o discurso no Congresso. Ele não fez comentários sobre o conteúdo da fala.

Vim, vi e… Ao se despedir dos aliados na base aérea de Brasília, Temer disse que deixava o cargo com a sensação de dever cumprido.


TIROTEIO

A lua de mel do político vai da eleição à posse. O que será do emprego, da renda, da saúde? Uma hora a boa vontade acaba

Do senador eleito Cid Gomes (PDT-CE), sobre o discurso de Bolsonaro e a pressão que todo governante sofre após assumir o mandato