Equipe econômica de Bolsonaro vê falta de entrosamento como entrave a reforma

Pedras no caminho Integrantes da equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL) atribuíram nos últimos dias a desentendimentos com o time do futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), parte da responsabilidade pela demora na definição do projeto do novo governo para a reforma da Previdência. Arestas em discussões técnicas sobre as mudanças nas aposentadorias retardaram o avanço da equipe, diz um deles. Também não há consenso sobre a melhor estratégia para ganhar celeridade no Congresso.

Osso duro Um dos obstáculos que apontam é a necessidade de incorporar sugestões dos irmãos economistas Arthur e Abraham Weintraub, que trabalham com Onyx e defendem um sistema batizado como fásico, com benefícios menores para quem se aposentar mais cedo e com pouco tempo de contribuição.

Digestão Auxiliares do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, tiveram dificuldade para compreender a proposta dos irmãos, que colaboram com Bolsonaro desde a campanha eleitoral, mas aceitaram adotar alguns aspectos no projeto final.

Passar a limpo O futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), quer passar um pente-fino em contratos assinados pela pasta nos últimos anos. Antes de assumir, pediu a suspensão de gastos de milhões de reais com ações nas redes sociais.

Com lupa O novo ministro também pretende examinar repasses de verbas a organizações não governamentais que trabalham com saúde indígena e submeter a auditorias projetos de parceria desenvolvidos com laboratórios para produção de medicamentos.

Mexeu comigo Nota técnica publicada há duas semanas pelo Ministério da Educação para regulamentar consultas para escolha de reitores de universidades federais aumentou a apreensão da comunidade acadêmica em relação ao governo Jair Bolsonaro.

Dono da caneta A nota proíbe a realização de consultas informais para definição de listas de candidatos a reitor e permite nomeações temporárias pelo presidente da República em alguns casos. Associações de professores temem que Bolsonaro use a norma para mexer nas universidades sem respeitar sua autonomia.

Conta outra Uma pessoa próxima da família Bolsonaro achou pouco convincente a versão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), para as transações financeiras atípicas em suas contas, que, em entrevista ao SBT nesta quarta (26), ele associou a negócios de compra e venda de carros.

É pouco A explicação, que Queiroz havia apresentado antes a familiares e assessores do presidente eleito, parece insuficiente para justificar todo o dinheiro movimentado em suas contas, disse o amigo da família. Queiroz prometeu apresentar mais detalhes ao Ministério Público do Rio.

Conta comigo Dois ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, estiveram entre os que encorajaram o presidente Michel Temer a mudar de ideia nesta semana e estudar um novo decreto de indulto natalino para perdoar presos antes do fim de seu mandato.

Sem ternura O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, defendeu a adoção de critérios mais rigorosos para o indulto, com exclusão de condenados por crimes de colarinho branco, motivo de questionamento no STF em 2017.

Gangorra Futuro secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, o deputado estadual Marco Vinholi se movimenta para assumir a presidência do diretório estadual do PSDB no ano que vem, com apoio do governador eleito João Doria e de boa parte dos atuais dirigentes tucanos.

Dois em um A eleição do diretório será realizada em março. Se conseguir emplacar Vinholi no comando do partido no estado e o deputado federal Bruno Araújo (PE) na presidência do diretório nacional, Doria terá dois aliados em postos chave da legenda.


TIROTEIO

Ele deve querer ser comediante. Apesar da boa vontade da Justiça com Bolsonaro, essa piada não tem como pegar

Do deputado Wadih Damous (PT-RJ), sobre ex-assessor de Flavio Bolsonaro dizer que seu dinheiro tem origem em negócios com carros

(Ricardo Balthazar (interino), com Thaís Arbex Julia Chaib)