Integrantes do PSL ignoram Bolsonaro e voltam a se atacar nas redes sociais

Segundo round Durou menos de 48 horas a trégua estabelecida depois que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), mandou que os integrantes de seu partido parassem de brigar em público. Acusado pelo deputado eleito Alexandre Frota (SP) de abrigar um lobista da indústria de medicamentos na equipe de transição para o novo governo, o futuro ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (MG), chamou-o de desleal num grupo de mensagens da bancada e depois foi às redes sociais cobrar explicações dele.

Com quem andas Em resposta ao colega, Frota disse nesta sexta (14) que só deve lealdade ao povo e a Bolsonaro. “Quem é leal primeiro aos amigos podem (sic) acabar se envolvendo, ainda que sem conhecimento, em situações embaraçosas com um simples aperto de mão”, escreveu.

Vidas passadas Frota atacou o colaborador de Marcelo Antônio na quinta-feira (13), um dia após Bolsonaro pedir moderação aos aliados. “Nada mais desleal com um colega do que tratar questões tão sérias como essa via redes sociais sem antes consultar ou apurar a veracidade dos fatos”, respondeu o mineiro.

Nada consta Cotado para um cargo no Turismo, Saulo Meira Serra trabalhou no Ministério da Saúde quando o MDB controlava a pasta, no governo Dilma. Após cobrar provas de Frota, Marcelo Antônio disse nesta sexta que o assessor será afastado para que eventuais suspeitas sejam averiguadas.

No aquecimento Ao avaliar os resultados das conversas que Bolsonaro teve com nove bancadas nesta semana, caciques partidários afirmaram que o presidente eleito tem boas intenções, mas ainda não deixou claro quem serão os operadores que o ajudarão a organizar o jogo no Congresso.

Estamos aí Para esses dirigentes, os encontros deixaram claro que o PSL não tem quadros capacitados para a tarefa, o que obrigará o presidente a optar por membros de outros partidos para liderar seus aliados no Legislativo.

Ela não O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), disse a parlamentares que a movimentação de Joice Hasselmann (PSL-SP) como articuladora do governo eleito incomoda à equipe de Bolsonaro, mas que não sabe como impedi-la.

Pode vir A advogada-geral da União, Grace Mendonça, já começou a preparar a defesa contra provável questionamento no Supremo Tribunal Federal do decreto de extradição do italiano Cesare Battisti, assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) nesta sexta.

Sem tempo a perder O ministro da Justiça, Torquato Jardim, levou a Temer parecer favorável à extradição assim que soube da ordem do ministro Luiz Fux para prender Battisti, na noite de quinta-feira.

Fora do radar Questionado sobre o andamento do caso de seu cliente um dia antes de o ministro do Supremo divulgar a decisão, um advogado do italiano disse que o assunto parecia ter caído no esquecimento.

Mexa nisso aí Em encontro com o futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Bolsonaro pediu nesta semana que ele estude a fusão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).

Cada um na sua Ambientalistas temem que a medida prejudique os dois órgãos ao confundir suas funções. O Ibama é responsável por fiscalização e licenças ambientais. O ICMBio cuida de centenas de áreas de proteção em todo o país.

Mágoa que… Pessoas próximas do presidente eleito dizem que lhe causa incômodo a presença do manda-chuva do PRTB, Levy Fidelix, no gabinete do vice Hamilton Mourão. O motivo seria um episódio ocorrido na campanha.

… não passa Quando Bolsonaro estava hospitalizado para se recuperar da facada que levou, dizem, Fidelix tratou com rispidez sua mulher, Michele, ao ser impedido de acompanhar Mourão numa visita ao quarto do candidato.


TIROTEIO

A firme ação das instituições no caso Battisti corrige um episódio vergonhoso. Assassinos têm que se curvar ao peso da Justiça

Do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), futuro líder da bancada do partido na Câmara, sobre a extradição do italiano Cesare Battisti

(Ricardo Balthazar (interino), com Thaís Arbex e Julia Chaib)