Toffoli reage a ofensiva sobre universidades e diz que STF sempre defendeu ‘autonomia e livre pensar’

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, elaborou nota em defesa da “autonomia e a independência das universidades brasileiras”.

“O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição Federal, sempre defendeu a autonomia e a independência das universidades brasileiras, bem como o livre exercício do pensar, da expressão e da manifestação pacífica”, diz Toffoli.

“Essa Liberdade é o pilar sobre o qual se apoia a própria noção de Estado Democrático de Direito. No julgamento da ADPF 130, o Tribunal reafirmou que ‘a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões'”, concluiu.

A nota é uma resposta à ofensiva de juízes eleitorais deflagrada nos últimos dias contra manifestações políticas em universidades públicas.

Leia a íntegra da nota do presidente do STF

O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição Federal, sempre defendeu a autonomia e a independência das universidades brasileiras, bem como o livre exercício do pensar, da expressão e da manifestação pacífica. Essa liberdade é o pilar sobre o qual se apoia a própria noção de Estado Democrático de Direito. No julgamento da ADPF 130, o Tribunal reafirmou que “a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões”

Leia mais notas do Painel aqui.