AGU pede informações sobre processo de Lula para defender Brasil na ONU

Toma que o filho é teu A Advocacia-Geral da União pediu informações sobre a situação de Lula à Justiça Federal do Paraná. Os dados serão usados para municiar a defesa do Estado brasileiro na ação movida pelo ex-presidente no Comitê de Direitos Humanos da ONU. Em resposta à solicitação, o juiz da 12ª Vara Federal de Curitiba Danilo Pereira Júnior afirmou que o processo sobre o petista é público. As informações que a AGU reputar relevantes, diz ele, “podem ser extraídas por ela mesma dos presentes autos”.

Contra o tempo No pedido, a AGU explica que o Brasil precisa demonstrar à ONU que tem dado “tratamento adequado e conforme aos direitos e garantias constitucionais e legais” a Lula. O órgão solicitou ainda que as informações fossem enviadas pela Justiça até dia 2 de outubro.

Contra o tempo 2 O petista alega que é alvo de um processo injusto e que seus direitos constitucionais, como a liberdade de expressão e o exercício dos direitos políticos, estão sendo infringidos. O Brasil precisa apresentar suas alegações até o fim de outubro.

Última que morre Os advogados de Lula vão apresentar recurso ao TRF-4 nesta segunda (24) para que o ex-presidente possa gravar vídeos para a campanha de Fernando Haddad. A ideia é que o petista possa fazer os filmes na quinta (27), durante o horário de visitas à carceragem da PF.

Bomba-relógio Há preocupação na cúpula da Polícia Federal com o timing do desfecho da investigação sobre as motivações de Adélio Bispo de Oliveira para atacar Jair Bolsonaro (PSL). Seguido à risca, o prazo para a divulgação do resultado da apuração seria a antevéspera do primeiro turno.

Quanto antes A expectativa, hoje, é de que as primeiras conclusões dos investigadores da PF sejam apresentadas ainda nesta semana.

Luz, câmera… A defesa de Adélio diz que estão previstas para quinta (27) duas entrevistas dele: uma ao SBT e outra à revista Veja. Com esse cronograma, elas seriam veiculadas menos de dez dias antes do primeiro turno da eleição.

… ação As entrevistas foram autorizadas pela Justiça. Elas acontecerão no presídio federal em Campo Grande (MS), onde Adélio está desde o dia 8.

Engata a primeira Pesquisas internas de candidatos a presidente apontam o início de uma recuperação das intenções de votos de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo. Aliados do tucano calculam que ele precisaria atingir 40% dos votos válidos no estado para ter chances de ir ao segundo turno. Falta muito para isso.

Vem comigo Em carta a evangélicos, Alckmin diz que seu eventual governo vai firmar parcerias com as igrejas para “atacar as inúmeras mazelas que afligem tantas irmãs e tantos irmãos” — como a pobreza e a dependência química.

Venha a nós A organização da Expo Cristã trabalha com a possibilidade de Jair Bolsonaro (PSL) receber alta e participar da abertura do evento em São Paulo, na quinta (27). Alckmin confirmou presença.

Reestreia Os organizadores dizem estar em contato permanente com a campanha de Bolsonaro. Há a expectativa de que ele possa usar o evento religioso para fazer a primeira aparição pública após o atentado, no início do mês.

Nem em sonho Aliados do presidenciável do PSL desencorajam qualquer saída de Bolsonaro às ruas. Dizem que, mesmo que ele saia do hospital, a recomendação dos médicos é de repouso absoluto.

Pela culatra Auxiliares de Márcio França (PSB) elaboram relatório que mostra que houve um pico de buscas pelo nome dele no Google no sábado (22), após a campanha de João Doria (PSDB) veicular propaganda que explorava a imagem do pessebista obeso.

Pela culatra 2 França fez uma cirurgia de redução de estômago, após complicações de saúde. Ele tem diabetes. O governador de SP acusou Doria de fazer troça da doença, que afeta milhões de brasileiros.


TIROTEIO

Sempre há quem prefira pregar o caos, para ganhar dinheiro com um projeto de país autoritário e excludente

De Guilherme Mello, economista do PT, sobre o ex-diretor do BC Luiz Fernando Figueiredo dizer que Haddad é risco maior do que Bolsonaro