Lula pede que Haddad passe a integrar seu time de advogados

Venha quando quiser Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo que é apontado como possível substituto de Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, passará a integrar a equipe de advogados que vai representar o ex-presidente na Justiça Eleitoral. O pedido foi feito pelo próprio Lula, na última quinta-feira (28), quando Haddad esteve na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para visitá-lo. Na prática, a inscrição na defesa garantirá um passe livre à cela do petista. Haddad é bacharel em direito pela USP.

Álibi Lula justificou a iniciativa. Disse que era importante conversar mais com Haddad sobre o programa de governo do PT, coordenado pelo ex-prefeito de São Paulo.

Indício Em abril, a colunista Mônica Bergamo, da Folha, revelou que Haddad havia buscado sua carteira na OAB. Ele é inscrito na Ordem desde 1987.

Mando eu Depois da guerra na defesa criminal de Lula, o PT quer submeter à direção da sigla a estratégia jurídica que será adotada para tentar libertar o ex-presidente. A ideia é que qualquer recurso passe pela cúpula do partido antes de ser apresentado aos tribunais superiores.

Lenha na fogueira Num sinal de que o embate entre Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin está longe de ser apaziguado, advogados começaram a espalhar mensagens de apoio ao ex-presidente do STF. “Pertence é o maestro soberano. Está para o Direito como Tom Jobim para a música, como Pelé para o futebol”, disse um deles.

Destino A decisão do STF de validar o fim da contribuição sindical deu gás ao discurso que Ciro Gomes (PDT) faz a sindicalistas. À Força, na quinta (28), o pedetista voltou a dizer que vai revogar trechos da reforma trabalhista –norma que extinguiu a maior fonte de receita dessas entidades.

A meu favor Um dos pontos que mais chamou a atenção dos investidores da XP na palestra de Ciro, também na quinta, foi a convicção com o que o pedetista disse que só a esquerda teria condições reais de implementar reformas.

Poder de fogo De acordo com a avaliação do ex-ministro, essas siglas têm diálogo com setores da sociedade resistentes às propostas e capacidade de convencimento.

Viral O Planalto ficou alarmado ao receber dados com o número de atestados médicos apresentados por funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) na semana retrasada: 310. O montante equivale a mais de 20% dos funcionários da sede em Brasília.

Saudável Procurada, a assessoria da EBC disse que o balanço dos atestados médicos encaminhados pelos funcionários no mês de junho ainda não foi lançado no sistema e que o dado final só será conhecido ao longo deste mês.

Casamento As conversas entre PDT e PSB estão tão adiantadas que as duas siglas têm projetado mesmo, após as eleições, diante de uma eventual vitória de Ciro Gomes, fazer uma fusão para originar um novo grande partido no país.

Última chance Dirigentes do DEM vão se encontrar com Geraldo Alckmin (PSDB) nesta semana para uma derradeira conversa. Depois disso, dizem caciques da sigla, será hora de resolver internamente que nome o partido vai apoiar na corrida presidencial.

Meu nome DEM e PP, que hoje atuam em bloco, querem anunciar o rumo que vão tomar na disputa pelo Planalto logo após a Copa. O Progressistas, maior partido do centrão, quer fechar com Ciro.

Vim, vi, venci A campanha de Marina Silva (Rede) vai reforçar a divulgação nas redes de informações sobre trajetória da pré-candidata. A ideia é apresentá-la como uma mulher que superou a pobreza para combater a percepção de que a ex-senadora é frágil.

Prioridades Depois da Copa, Marina vai intensificar viagens ao Nordeste, de olho nos votos do PT. Ela também quer fazer mais giros por regiões metropolitanas em que teve bom desempenho em 2014.


TIROTEIO

Com o reajuste do Judiciário, o Minha Casa, Minha Vida geraria dois milhões de empregos e entregaria um milhão de casas

Do ministro Alexandre Baldy (Cidades), sobre o que seria possível fazer com R$ 12 bi, custo do aumento reivindicado pela magistratura