Marco Aurélio informa Cármen de pedido para sustar prisão em segunda instância

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal STF), enviou à presidente da corte, Cármen Lúcia, cópia da nova ação em que o PC do B questiona a prisão em segunda instância e pede para suspender todos os casos em que houve antecipação de pena. No despacho, o ministro faz uma retrospectiva de todos os seus pedidos para que o tema voltasse a ser discutido pelo plenário do Supremo.

“Em 19 de abril de 2018, […], pedi dia para inclusão, na pauta dirigida do Pleno, da análise do pedido de liminar formalizado nesta ação, ato situado no campo das atribuições da Presidência”, escreveu o ministro.

Como mostrou o Painel nesta quarta (26), o PT voltou a pressionar o Supremo para reanalisar a autorização de prisões após condenação em segunda instância. A avaliação é a de que que, agora, seria o único caminho para tirar o ex-presidente Lula da prisão.

A expectativa dos advogados que atuam na causa é a de que o STF volte a discutir o tema antes do recesso do Judiciário –que começa na semana que vem.

Leia mais notas do Painel aqui.