Defesa de Joesley quer que Fachin leve para o STF investigação sobre delação
Tome em suas mãos Prevendo a sucessão de reveses que de fato se colocaram no caminho dos delatores da JBS nos últimos sete dias, a defesa do empresário Joesley Batista foi a Edson Fachin, relator do caso no STF, semanas atrás. Argumentou que um inquérito policial seria pouco para sustentar a rescisão da colaboração e entregou pedido para que o ministro não decida invalidar o acordo sem antes instaurar, ele próprio, investigação perante o Supremo para elucidar o caso, “ouvindo o contraditório”.
Que fase Na semana passada, a PF concluiu o inquérito que investigou a participação do ex-procurador Marcello Miller no acordo da JBS, indiciando-o por corrupção passiva. Nesta segunda (25), a Procuradoria do DF apresentou denúncia contra Miller e Joesley.
Digitais Com a acusação da Procuradoria, alvos da delação da JBS já se preparam para solicitar ao Supremo a anulação de provas. Diferentemente da PF, o Ministério Público Federal imputou participação ativa do ex-procurador na colaboração dos Batistas. A denúncia foi revelada pela Folha.
Prepara Integrantes da antiga força-tarefa da Lava Jato avaliam que a acusação reforça argumentos pró-rescisão da delação. Esses procuradores entendem, porém, que o fim do acordo não invalida as provas colhidas e que um pedido de anulação abriria batalha duríssima, de anos, na Justiça.
Restos Miller, que deixou a PGR em abril de 2017, recebeu em dezembro quase R$ 55 mil do MPF. Segundo o órgão, o dinheiro foi depositado como parte do pagamento de nove meses de licença-prêmio que ele acumulou como procurador.
Você não A cada cinco anos no exercício da função, procuradores têm direito a três meses de licença. O benefício pode ser convertido em dinheiro.
No show Quem acompanhou a organização do leilão para privatizar a Lotex garante que foi o receio dos estrangeiros com o resultado da votação da MP que transfere recursos do setor para o Fundo Nacional de Segurança que levou ao fiasco desta segunda (25).
No show 2 Nenhum interessado se inscreveu no leilão, que estava marcado para 4 de julho. Novo edital será feito. O BNDES havia alertado a Fazenda sobre o risco de fracasso.
Não, obrigado Ao seu modo, o ex-presidente Lula deu, nesta segunda (25), recado claro à banca de advogados que o auxilia. Ele voltou a afirmar que não tem interesse em pena alternativa e disse que não é “pombo-correio para andar com tornozeleira”.
Tudo ou nada No recurso em que pede para o STF analisar pedido de liberdade do petista, os advogados dizem que “o dano concreto que se objetiva cessar é dirigido à liberdade do agravante” — e a palavra liberdade foi grifada.
Na fila Renan Calheiros (MDB-AL) pediu para visitar Lula na prisão. Aliados do emedebista dizem que o ex-presidente mandou agradecer os vídeos e as mensagens que o senador tem feito em defesa dele.
Na fila 2 Renan fará parte da comitiva de senadores que reivindica ir à Superintendência da Polícia Federal.
Berlinda O Tribunal Regional Eleitoral suspendeu o diretório paulista do PSL, sigla de Jair Bolsonaro (RJ), por falha na prestação de contas de 2016. O grupo do presidenciável só assumiu a legenda em 2018, mas pode ficar proibido de lançar candidato no estado se não regularizar a situação até agosto.
Sob risco O TRE desconsiderou a prestação por falta de documentos. Major Olímpio, presidente do PSL em SP e pré-candidato ao Senado, diz que vai recorrer enquanto se desdobra para levantar os dados.
Passe… Nome do DEM para o Senado, José Luiz Datena foi testado em pesquisa da sigla como vice de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que hoje tem entre 1% e 2% das intenções de voto.
… de mágica Resultado: na sondagem, com o suporte do apresentador, Maia subiu para 8%. Mas o partido vai manter a aposta no Congresso.
CONTRAPONTO
Falar de corda em casa de enforcado
No começo da tarde desta segunda (25), já a postos para a sessão da comissão da Câmara que aprovou relatório que muda a legislação sobre o uso de agrotóxicos, deputados impacientes começaram a cobrar o início das votações.
Jandira Feghali (PC do B-RJ) soltou:
— Ainda deve ter deputado saindo da quadrilha para vir votar.
Integrante da base do governo, Alceu Moreira (MDB-RS) reagiu:
— O que foi que você disse?
— Estava me referindo à quadrilha junina, deputado. Por quê o espanto?–respondeu Jandira.