Dispositivo para estudos de privatização da Eletrobras sai nesta semana

O governo pretende definir até esta quarta-feira (18) o dispositivo que vai permitir a inclusão da Eletrobras no Plano Nacional de Desestatização, informa Daniel Carvalho. Na prática, o texto vai permitir a realização de estudos para a privatização da empresa.

O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) esteve nesta segunda-feira (16) com Eduardo Guardia (Fazenda) e Moreira Franco (Minas e Energia) para discutir se o governo tentará viabilizar estes estudos por meio de um decreto, como anunciado na semana passada, ou se adotará outra forma.

A grande preocupação é com a construção do texto. O Planalto quer evitar passar a ideia de que está atropelando o Congresso, já que a privatização da Eletrobras encontra resistência e anda a passos lentos na Câmara.

Na semana passada, assim que assumiu a pasta de Minas e Energia, Moreira Franco anunciou a publicação de um decreto, mas esqueceu de comunicar a medida ao Legislativo, o que gerou um curto-circuito e irritou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A publicação do decreto acabou não acontecendo e o Palácio do Planalto se viu obrigado a rever sua estratégia.

Leia mais notas do Painel aqui.