Governo de SP faz cerco para impedir e punir captação irregular de água
As águas vão rolar O governo Geraldo Alckmin prepara uma séries de operações na região da bacia do Alto Tietê para flagrar e impedir captação e uso irregulares de água, principalmente de produtores rurais. O tucano editou decreto permitindo que o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) possa “lacrar e impedir a utilização de máquinas, equipamentos e utensílios empregados no uso de recursos hídricos sem a outorga respectiva”. O poder de fiscalizar se estende à Polícia Ambiental.
Ala jovem… Apesar da articulação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o núcleo político do governo acredita que será possível barrar a aprovação da chamada PEC da Bengala, que eleva de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória de magistrados.
… pede passagem O Planalto acredita que a pressão de juízes —que, com a mudança, levarão mais tempo para obter promoções e chegar aos tribunais— terá efeito sobre deputados e senadores.
Prioridades Renan Calheiros (PMDB-AL) adiantou a aliados que o primeiro item da reforma política a ser votado no Congresso, na primeira semana de março, será o fim das coligações proporcionais.
Workaholic Um ministro novato se diz impressionado com o número de reuniões que Aloizio Mercadante (Casa Civil) tem feito para coordenar ações entre diferentes pastas. “Tenho despachado mais com ele do que com a minha equipe”, exagera.
Fritando 1 Ministros do TCU veem um “ambiente de linchamento da Petrobras” nos processos que chegam ao tribunal. Temem que haja pressão popular por punição generalizada a dirigentes da empresa, mesmo que não envolvidos nos desvios.
Fritando 2 “É bom lembrar que Pôncio Pilatos mandou Jesus para a cruz porque o povo começou a gritar”, diz um dos ministros do tribunal.
Pega… Advogados de investigados na Lava Jato que não optaram pela delação premiada passarão a apontar as contradições nos depoimentos dos delatores.
… na mentira “Pela regra processual, se alguém mentiu tem de perder o benefício. Mas há regras?”, questiona Antonio Carlos Almeida Castro, defensor de Roseana Sarney (PMDB).
Decano O ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA) disparou na lista de cotados para assumir a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), uma das mais importantes do Senado.
Cizânia 1 A tentativa de José Guimarães (PT-CE) de indicar integrantes do bloco do PMDB para cargos de vice-líder do governo na Câmara criou uma crise em partidos da base governista.
Cizânia 2 O PSC ameaça expulsar Silvio Costa (PE) por ter aceitado o posto sem consultar o partido. Já a indicação de Marcelo Castro (PI) criou mal-estar no PMDB, que quer evitar alinhamento automático ao Planalto.
Sem ginga Corintiano, o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, lamentava ter ido ao sambódromo na sexta-feira, quando desfilou a Mancha Verde, e não no dia seguinte, quando saiu a Gaviões da Fiel.
O apressado… O perfil oficial do PPS de São Paulo no Twitter já saudava durante a semana o retorno do presidente nacional da sigla, Roberto Freire, à Câmara.
… come cru A investidura de Freire, que é suplente, depende de Geraldo Alckmin nomear Rodrigo Garcia (DEM) para o secretariado, o que ainda não foi confirmado.
Replay O secretário paulista de Esporte, Jean Madeira, que é vereador licenciado, apresentou mais uma nota fiscal à Câmara paulistana para ser reembolsado por um parecer jurídico que já foi pago pela Casa seis vezes.
TIROTEIO
Joaquim Barbosa sempre desprestigiou a advocacia. Agora tenta criminalizar audiências públicas e transparentes.
DE MARCO AURÉLIO CARVALHO, coordenador jurídico do PT, sobre o ex-presidente do STF ter criticado reuniões do ministro da Justiça com empreiteiras.
CONTRAPONTO
Bateu, levou
A entrevista que Fernando Haddad concedera a Marco Antonio Villa na véspera, na rádio Jovem Pan, dominou as conversas do prefeito na abertura do Carnaval, na sexta-feira, no Anhembi.
Logo na chegada, na Sala Vip do sambódromo, o petista foi saudado por um grande empresário pelas respostas atravessadas que deu ao historiador, que também lhe dirigiu perguntas duras.
Já na pista, o prefeito comentou, sorrindo, com outro folião que veio lhe cumprimentar pelo desempenho:
—Quando o cara levanta a bola pra você cortar é fácil. Mas quando te aperta e você acerta, aí é diferente.