Avaliação de que Marta deixará o PT põe aliados de Haddad em alerta
Encontro marcado A avaliação de que Marta Suplicy deixará o PT, consolidada entre dirigentes do partido depois das duras críticas à sigla, colocou em alerta aliados de Fernando Haddad. Para esses petistas, a presença da senadora na disputa de 2016 reforça a pressão para que o prefeito paulistano consiga aumentar sua popularidade na periferia da cidade. A região, em que o PT ancorou suas vitórias anteriores na capital, é onde Marta tem seu maior capital político pessoal, independente do partido.
Incentivo Líderes de partidos que tentam atrair Marta ficaram satisfeitos com a entrevista. O deputado Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade, mandou uma mensagem à petista dando “parabéns pela coragem”.
Para todos Apesar da repercussão tímida do anúncio, o Ministério da Fazenda de Dilma Rousseff tratará como prioridade o fim do “patrimonialismo” na política econômica. Os incentivos passarão a focar setores ligados à inovação tecnológica, e não à indústria de bens de consumo.
Herança Após o atraso em bolsas de estudo do Ministério da Educação, a equipe econômica de Dilma avisou à Esplanada que despesas obrigatórias assumidas no mandato anterior serão cumpridas. O governo temia fila de ministros cobrando recursos.
Tesoura na mão Secretários do governo Geraldo Alckmin (PSDB) já admitem que precisarão “alargar” o cronograma de algumas obras para atingir a meta de contingenciamento de recursos estabelecida. O tucano receberá as sugestões nesta semana.
Me dá… Com a previsão de aperto na arrecadação, o tucano vai tentar aumentar a participação de empréstimos no financiamento de obras.
… um dinheiro aí O trem intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, por exemplo, foi apresentado ao Banco Europeu de Investimentos em reunião na última semana.
Sob… A disputa pela liderança do PMDB na Câmara ameaça dividir o partido. Caciques da sigla ficaram incomodados com movimentos de Eduardo Cunha (RJ) para levar ao posto o deputado Manoel Júnior (PB), de expressão limitada na Casa.
… controle A manobra é vista como uma tentativa de Cunha de controlar a bancada do PMDB pelas mãos de um afilhado, caso seja eleito presidente da Câmara.
Brasil… Depois de um esforço concentrado no Nordeste, os coordenadores de campanha de Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Câmara calculam que ele tem 230 votos assegurados na disputa contra Cunha e Julio Delgado (PSB-MG).
… dividido “Ele está garantido no segundo turno”, diz José Guimarães (PT-CE). Chinaglia, no entanto, deve ter dificuldades no Sul e em São Paulo, sua própria base.
Cabo eleitoral O PT recorreu ao ministro Gilberto Kassab (Cidades) para convencer deputados do PSD a votar em Chinaglia. Aliados do petista relatam que o esforço vem dando resultados.
Partilha A bancada do PT se reúne no último dia de janeiro para definir os indicados para postos-chave do Senado. José Pimentel (PT-CE) é cotado para a 1ª vice-presidência da Casa. Humberto Costa (PT-PE) pode ser líder do partido ou do governo.
Cão de guarda Petistas ficaram preocupados com a volta à Câmara do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), crítico feroz do PT. Responsabilizam o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que abriu espaço para Jungmann ao nomear deputados de sua coligação para o secretariado estadual.
TIROTEIO
Marta está sendo ingrata e cuspindo no prato em que comeu. Ela deve tudo o que conseguiu na vida ao PT e à militância do partido.
DO DEPUTADO ESTADUAL ÊNIO TATTO (PT-SP), sobre entrevista em que a senadora petista ataca o partido e faz duras críticas a dirigentes da sigla.
CONTRAPONTO
Um milagre de Francisco
Pouco depois do anúncio da reaproximação entre Estados Unidos e Cuba, mediada pelo papa Francisco, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) foi à tribuna da Câmara comentar o evento. Aproveitou para provocar os colegas:
—Quem sabe aqui também reduzimos o belicismo dos inevitáveis conflitos? —questionou.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu a palavra:
—Ouvir isso do PSOL me dá a certeza de que uma das partes mais antagônicas aqui na Casa já está se inspirando no papa Francisco…