Delegados da PF criticam decisão de soltar presos da Operação Lava Jato
Volte duas casas Delegados da Polícia Federal criticam reservadamente a decisão do ministro Teori Zavascki de soltar os 12 presos da Operação Lava Jato e remeter o inquérito ao Supremo Tribunal Federal. Os investigadores sustentam que as autoridades citadas não eram o foco original da apuração. Lembram que, na Operação Monte Carlo, a parte relativa à ligação do então senador Demóstenes Torres com Carlinhos Cachoeira foi para o STF, mas o contraventor foi condenado na primeira instância.
Efeito colateral Integrantes da PF dizem que o entendimento de Zavascki pode criar embaraços a novas investigações derivadas da Lava Jato que também esbarram em autoridades com prerrogativa de foro.
Ligações A Petrobras lançou no início do mês a pedra fundamental de uma obra de R$ 1,95 bilhão em Minas Gerais que será realizada pela Toyo-Setal, citada em anotações do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa como uma das empresas que fariam repasses a partidos.
Caixa Empresas ligadas aos administradores da Setal (Tipuana e Projetec) depositaram R$ 3 milhões na conta da MO Consultoria, do doleiro Alberto Youssef, em 2009, segundo um dos relatórios da Operação Lava Jato.
Outro lado Procurada, a Petrobras não quis comentar as informações referentes ao contrato. A Toyo-Setal não respondeu às perguntas encaminhadas pela coluna nesta segunda-feira.
Pelotão… Os secretários de Segurança Pública dos quatro Estados do Sudeste se reuniram na semana passada para traçar uma estratégia conjunta para tentar combater o aumento generalizado das estatísticas de roubo.
… de choque Eles irão juntos a Brasília entregar, ainda nesta semana, aos presidentes da Câmara e do Senado uma proposta de alteração na legislação penal que endureça a punição e facilite a apuração desse tipo de crime.
Escalada Em São Paulo, o crescimento dos índices de roubo varia de 20% a 30% todos os meses. O próximo balanço da criminalidade, a ser divulgado nos próximos dias, deverá mostrar novo salto nesse tipo de ocorrência.
Retranca O TSE mandou o Facebook retirar do ar a página “Queremos Aécio Neves Presidente”, a pedido do PSDB. O partido diz que o perfil faz “propaganda eleitoral antecipada” e “rechaça qualquer tentativa de ser apontado como beneficiário”.
Canja Dilma Rousseff precisou cancelar algumas reuniões no início da tarde. Quase sem voz desde quinta-feira, a presidente resolveu diminuir o ritmo para aguentar a agenda da semana.
Fila A campanha de Dilma conta com anúncios semanais de apoios à presidente. Nesta semana, o PRB deve confirmar que vai integrar a aliança à reeleição.
Lá e cá Governistas se irritaram com o requerimento de convocação de Lula apresentado por Cyro Miranda (PSDB-GO) e barrado na CPI da Petrobras, na semana passada. Ameaçam agora convocar José Serra (PSDB) para a CPMI do cartel do metrô.
Árido Em reunião ontem, a equipe de Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu testar em pesquisas qualitativas o discurso de que a oposição é “oportunista” ao explorar a crise de abastecimento de água. O discurso será o de que se trata de uma seca histórica.
Imagem Pesquisas internas animam o PMDB fluminense quanto às chances de Sérgio Cabral para disputar o Senado. Ele aparece tecnicamente empatado com Jandira Feghali (PC do B) na frente.
TIROTEIO
“Todos os documentos que eu iria solicitar à Justiça Federal terei de pedir ao STF, o que é bem mais demorado, como vi no caso Dirceu.”
DE JÚLIO DELGADO (PSB-MG), relator do caso André Vargas no Conselho de Ética, sobre a remissão do inquérito da Operação Lava Jato para o Supremo.
CONTRAPONTO
Aleluia, irmãos
Na comemoração do aniversário do pastor Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus Brás, no último sábado, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) se disse impressionado com a quantidade de políticos reunidos na igreja. Em seu discurso, o tucano brincou:
—O pastor ainda conseguiu a proeza de converter o Aloysio Nunes em evangélico —disse, diante da presença do senador tucano no palco.
Logo depois, coube ao ex-governador a leitura do Salmo 23. O pastor arrematou:
—Serra, acho que foi você que foi convertido!