Oficial da reserva usa canal do Exército e defende intervenção total no Rio
A contragosto Um tenente da reserva usou um canal oficial do Exército para criticar a decisão “discutível” do presidente Michel Temer de restringir a intervenção no Rio à área da segurança. Em artigo publicado no Eblog, um das mídias da força armada, o autor do texto sustenta que a situação caótica do estado deveria justificar o afastamento do governador Luiz Fernando Pezão. “Entretanto, optou o presidente por discutível medida setorizada”, que, talvez, diz, “tenha sido retardada em demasia”.
Pérolas e porcos O material é assinado por Ségio Pinto Monteiro, professor e membro da Academia Brasileira de Defesa. O oficial diz que a intervenção é necessária e critica a imprensa, que, segundo ele, “navega na contramão do desejo da sociedade e já começa a apontar suas baterias” contra a ação.
Não tá comigo Procurado, o Exército informou que o EBlog é um espaço aberto a colaboradores militares e civis, e que o conteúdo é de responsabilidade de quem escreve. O órgão não comentou as críticas a Temer.
Sinais claros Os comandantes do PP, Ciro Nogueira (PI), e do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), vão à convenção do Democratas prestigiar o lançamento de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao Planalto. Nenhum dos dois foi à reunião do PSDB que elegeu Geraldo Alckmin presidente do partido, no ano passado.
Forcinha A convenção do DEM será na próxima semana. Em maio, Paulinho quer levar o presidente da Câmara à festa do Dia do Trabalho de sua central em São Paulo.
O baile todo Paulinho pretende colocar Maia no palco da Força Sindical ao lado de outros pré-candidatos ao Planalto, entre os quais o ex-presidente Lula.
É isso mesmo? Em meio aos rumores sobre eventual candidatura de Temer, aliados do presidente começaram a sondar os caciques desses dois partidos para saber quão firme é a disposição deles de apoiar o DEM.
Causa comum Os principais apoiadores de Michel Temer avaliam que Lula viu na polêmica colaboração dos Batista a falha mais evidente já cometida pela Lava Jato e quis, mais do que aliviar para o emedebista, desgastar a operação ao afirmar que o presidente foi vítima de “um golpe”.
Não vou só Os juízes federais devem ter a companhia dos da Justiça do Trabalho na paralisação do dia 15. Com o apoio do conselho de representantes, a Anamatra vai consultar seus associados sobre a adesão ao ato.
Milhão de motivos O presidente da associação, Guilherme Feliciano, diz que a suspensão das atividades não é movida só pela defesa do auxílio-moradia. “Há a desvalorização dos subsídios, a inexistência de um modelo remuneratório único e os projetos que ameaçam a independência do juiz”, diz.
Engrossar o coro A Associação Nacional dos Procuradores da República vai dar corpo à rebelião com atos pelo país. As entidades devem preparar um texto conjunto em nome do que chamam de prerrogativas da magistratura e do Ministério Público.
Só no sapatinho Na PF, existe a expectativa de que Rogério Galloro não troque muitos superintendentes. No Ceará, no lugar de Delano Cerqueira, deve entrar a número dois do órgão, Vanessa Gonçalves Leite de Souza.
Reprise Técnicos do TSE lembram que não é a primeira vez que o órgão fecha uma parceria com o TCU. Cooperação anterior foi firmada em 2016 pelo ministro Dias Toffolli e ganhou corpo na gestão de Gilmar Mendes.
Em alta Luciano Huck deve assumir o posto de garoto-propaganda da XP. A ideia é que o apresentador encampe a função após a aprovação da compra de quase metade das ações da corretora pelo Itaú.
TIROTEIO
Estranho se colocar como opção depois de desqualificar os partidos. Os que minimizam as legendas não têm vida próspera na política.
DO CIENTISTA POLÍTICO HUMBERTO DANTAS, sobre o general Hamilton Mourão anunciar plano de coordenar candidaturas de egressos das fileiras militares.
CONTRAPONTO
Para entrar na história!
Na terça (27), o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), integrante da chamada bancada da bala, elogiou o novo ministro da Segurança, Raul Jungmann (PPS-PE). O gesto causou estranheza. No passado, os dois protagonizaram diversos embates por divergências a respeito do Estatuto do Desarmamento.
Ao ver a cena, Silvio Costa (Avante-PE) não se conteve:
— Já vi muita coisa nesta Casa, mas jamais iria imaginar ver o Fraga elogiando Jungmann! Não estou entendendo nada! Há muita gente aqui precisando de psiquiatra. Espero, Fraga, que não seja o seu caso… Mas, sinceramente, quero o elogio registrado nos anais da Câmara!