Ministro do Trabalho nega articulação para ficar no posto mas cita dado que antecessor desmente

Fake news? O ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, divulgou nota na qual nega ter articulado reunião com superintendentes do órgão para permanecer no posto. O antigo titular da pasta, Ronaldo Nogueira, disse Yomura, teria idealizado o encontro. A informação questionada pelo ministro foi publicada pelo Painel, nesta sexta (19).

Aos fatos Procurada, a assessoria de Nogueira afirmou que “o encontro de superintendentes em Manaus não foi idealizado” por ele.

Leia a íntegra das notas e compare:

Nota de Helton Yomura

Caros jornalistas,

Sobre a nota publicada na Folha de S.Paulo, na coluna Painel, cabe esclarecer que:

O encontro nacional dos Superintendentes do MTB e 20º Encontro de Chefes das Subseções da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério nos estados (Seret’s) que acontece em Manaus, nos dias 22 e 23, foi planejado e idealizado pelo então ministro Ronaldo Nogueira em novembro de 2017.

Cabe a secretaria-executiva, liderada por mim, Helton Yomura, a execução deste planejamento.

Como ministro em exercício, tenho a esclarecer que estamos completamente conectados com o pensamento do partido em apoiar o nome de Cristiane Brasil para o comando deste ministério.

As informações da nota não correspondem à realidade e aos fatos.

Nota do gabinete do ex-ministro Ronaldo Nogueira

1- O encontro de superintendentes regionais do Trabalho em Manaus não foi idealizado pelo então ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

2 – Esse tipo de atividade tradicionalmente é organizada pela Secretaria de Relações do Trabalho, e não pelo Gabinete do Ministro.

3 – Tal compromisso não constava na agenda oficial do então ministro de Estado do Trabalho, Ronaldo Nogueira, no meses de dezembro de 2017 ou janeiro de 2018.

Leia a íntegra do Painel aqui.