Com caciques alvejados pela Lava Jato, PSDB grava programa só com as caras novas da sigla

Por Painel

Tudo novo de novo O PSDB começou neste fim de semana as gravações para seu programa nacional de televisão, que será exibido dia 15 de maio. Com quadros tradicionais extremamente desgastados pelos desdobramentos da Operação Lava Jato, até agora só novos rostos na estrutura da legenda foram acionados para aparecer. Integrantes da sigla admitem que é “improvável” a exibição de nomes há pouco vistos como os maiores símbolos do tucanato, como Aécio Neves e Geraldo Alckmin.

Unidos pela dor Aécio e Alckmin marcaram para esta semana uma conversa. O senador mineiro virá a São Paulo para encontrar o governador. Será a primeira reunião após a avalanche que a delação da Odebrecht fez desabar sobre os dois.

Meia palavra basta Em meio à crescente especulação sobre uma candidatura presidencial do prefeito João Doria em 2018, Alckmin usou seu discurso no 61º Congresso Estadual dos Municípios para afirmar que “ninguém assume um Airbus em 24 horas”.

Passo por passo “[Primeiro] vai no monomotor, no bimotor, de copiloto… Vai adquirindo experiência”, disse o governador. Narrando sua trajetória política, Alckmin citou Cora Coralina: “Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo.”

Eu contra ele Encrencado com a Lava Jato, o ex-presidente Lula não se mostrou abatido e ainda fez piada sobre o depoimento que prestará ao juiz Sergio Moro. Disse a aliados que está “louco” para falar porque só assim sua defesa terá espaço na imprensa.

Busca os arquivos Lembraram que, na última visita do papa, em 2013, o pontífice fez exigências que alteraram o plano de segurança, mas não houve problema: readequaram tudo em cinco dias.

Túnel do tempo Os ataques do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a Michel Temer começam a despertar reações explícitas. Romero Jucá (PMDB-RR) disse que “Renan está mais alinhado com o PC do B do que com a modernidade”. “Deve ter tido uma recaída, já que militou no partido na juventude.”

Andar de cima Empresários e analistas do mercado financeiro acionaram deputados para criticar a forte fala do senador alagoano contra a reforma trabalhista. Até aliados do peemedebista na Câmara acharam que, desta vez, ele pesou demais a mão.

Tesourada Rebelde, o PSB do Paraná perderá cargos que ocupa em Itaipu, como a chefia da área de comunicação. A sigla está na mira do governo. As exonerações dos indicados pelos infiéis começarão a ser publicadas na terça-feira (2).

Linha direta Para ampliar o apoio dos municípios às reformas trabalhista e da Previdência, Michel Temer finalmente escolheu um nome para a Subchefia de Assuntos Federativos. Du Altimari, ex-prefeito de Rio Claro (SP), ficará com o cargo.

Quem te viu… A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que decidiu apoiar o fim do imposto sindical em campanha publicitária, disse ter usado os recursos arrecadados com a contribuição para pagar, em 2016, ações pró-impeachment de Dilma Rousseff.

… quem te vê Em comunicado do início deste ano, a entidade destacou a “importância da contribuição sindical”. O documento afirma que o dinheiro também foi usado para a campanha contra o aumento de impostos.


TIROTEIO

Da forma como está, a pejotização vai explodir e o recolhimento do INSS vai despencar. Bala de prata da Previdência.

DO PRESIDENTE DA UNAFISCO, KLEBER CABRAL, sobre as regras para terceirização previstas na reforma trabalhista aprovada pela Câmara


CONTRAPONTO

Te pego na saída

No domingo de Páscoa, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), retornou uma ligação de Sergio Luiz Leite, presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos do Estado, que o procurara durante a semana.
O sindicalista, que é dirigente da Força Sindical, queria que o tucano convencesse os deputados de seu partido a votar contra a reforma trabalhista na Câmara.
Percebendo que nenhum dos argumentos convencia o governador, apelou:
— Com essa posição do PSDB, pode ficar tranquilo que em 2018 vocês não terão nenhum sindicato por perto. Talvez só a CUT, que certamente não vai querer ajudar!