Após jantar com senadores, Temer fará rodada de conversas com Supremo, Ministério Público e TCU

Painel

Juntos chegaremos lá Depois do jantar com senadores da base, nesta quarta (16), Michel Temer fará uma rodada de conversas com ministros do Tribunal de Contas da União e do Supremo Tribunal Federal. Também convidará o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Seu intuito é pedir mais sintonia entre os Poderes para enfrentar a crise. Ele pretende terminar o giro institucional antes do fim do ano. Em outubro, ele recebeu centenas de deputados para viabilizar a votação da PEC do teto de gastos.

Pires na mão Um dos temas dos futuros encontros será a situação financeira dos Estados. Nas contas do Planalto, 20 deles têm dificuldade de pagar o 13º a servidores.

Tordesilhas Michel Temer anda contando um bastidor curioso. Há um ano, foi procurado por Eduardo Cunha com o recado de que iria arquivar os pedidos de impeachment de Dilma Rousseff, pois o PT havia prometido votar contra sua cassação.

Correio elegante O vice, então, dirigiu-se ao Palácio da Alvorada para contar a boa nova à petista. À época ainda presidente, Dilma chamou Ricardo Berzoini, hoje ex-ministro, para ouvir o relato.

Ciclotimia Mas, ao voltar para o Palácio do Jaburu, Cunha liga de novo: “Olha, esquece tudo o que te falei. Rui Falcão — presidente do PT — disse que o partido não vai me dar voto nenhum. O impeachment continua”.

Saideira Ainda não se pode descartar a delação premiada de Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras. A colaboração, porém, enfrenta a barreira da pena imposta pela Lava Jato, punição que ele tenta reduzir.

Fim da fila Não faz muito tempo, Jorge Zelada, ex-executivo da estatal ligado ao PMDB, passou a procurar advogados para contar à força-tarefa tudo o que sabe em troca de benefícios da Justiça.

Queridinho Rodrigo Maia (DEM-RJ) é nome preferido do mercado na disputa pelo comando da Câmara. Mas Rogério Rosso (PSD-DF), seu rival, também não é mal visto pelo sistema financeiro — apesar de seu grupo político, o centrão, não agradar.

Jova… quem? Já o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), colega de Rosso do centrão, é tido como um ilustre desconhecido entre banqueiros e operadores.

Quero mais A mera autorização da Fazenda para que o governo do Rio consiga antecipar o pagamento de royalties para captar dinheiro no exterior não resolve o problema do Estado, dizem políticos — de tão caro, o financiamento se tornaria inviável.

Rodrigo Maia procurou o Tesouro para saber se é possível montar um modelo em que a antecipação não passe pelo combalido cofre do Estado, mas saia diretamente do caixa da Agência Nacional do Petróleo, o que ofereceria menos riscos à operação.

Fôlego A pasta analisa a proposta e verifica se há necessidade de mudanças na legislação. Com o dinheiro, seria possível bancar boa parte das despesas de 2017.

apode1511painel

‌Assino embaixo Diante do receio da Lava Jato com o tratamento das medidas contra corrupção pelo Congresso, Carlos Marun faz troça sobre a reunião do relator, Onyx Lorenzoni, com membros de Ministério Público e Judiciário: “O encontro deve ter virado uma delação premiada”.

Papagaio de pirata Para disputar holofotes com o Senado, a comissão de reforma política da Câmara adotará duas estratégias. A primeira é apresentar um relatório fatiado, liberando os textos sobre pontos específicos para que sejam votados em plenário assim que concluídos.

Parte do meu show A segunda estratégia é tentar fazer com que a PEC do Senado sobre cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais também seja analisada pelo grupo na Câmara.


TIROTEIO

Rodrigo Maia vai cumprir com grandeza e altivez o seu mandato na presidência da Câmara. Mas só até 1º de fevereiro de 2017.

DO DEPUTADO ROGÉRIO ROSSO (PSD-DF), candidato ao comando da Casa, sobre a possibilidade de o deputado DEM postular mais uma vez ao cargo.


CONTRAPONTO

Se espirrar, saúde

Depois de ter feito piada em uma reunião com o prefeito eleito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou à carga sobre o aliado. No dia anterior, havia dito a Nogueira que, ao final do mandato, sairia da prefeitura grisalho:

— Conte com nossa parceria, Nogueira, mas adianto que a alternativa a cabelos brancos é cabelo nenhum — escreveu o governador, que é calvo, em uma rede social.

O prefeito eleito respondeu, aproveitando a deixa para levantar a bola do antigo chefe:

— É dos carecas que elas gostam mais!