Sob governo Temer, conselhos de estatais importantes ainda estão vagos

Por Painel

Procura-se Cinco meses depois de Michel Temer assumir o governo, os conselhos de administração das principais estatais do país ainda sofrem com a falta de indicações. O BNDES é o caso mais emblemático — cinco das dez vagas estão abertas. Nos colegiados de dez das maiores empresas públicas, 20% das cadeiras continuam sem representantes. Cabe aos órgãos aprovar políticas de longo prazo e analisar balanços. Palacianos se reuniram nesta segunda (17) para tentar destravar as nomeações.

3 em 1 Maria Silvia, presidente do BNDES, Paulo Caffarelli, chefe do Banco do Brasil, e Gilberto Occhi (Caixa) criaram grupo de WhatsApp para estreitar a relação. Na gestão Dilma, a cúpula dos bancos era menos afinada.

Expresso O Senado vai agilizar a tramitação da PEC do teto. A proposta só deve passar por uma comissão, a CCJ. O plano é apresentar o relatório em menos de 30 dias. O governo prevê votação em primeiro turno logo após 15 de novembro.

Ocupar e resistir O PT já se arma para tentar fazer com que a PEC ainda passe, pelo menos, pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Apressado come…“O país precisa, primeiro, chegar inteiro em 2018. Não tem sentido iniciar a sucessão interna no PSDB agora”, diz Marcus Pestana (PSDB-MG), dirigindo-se aos tucanos que defendem Geraldo Alckmin na presidência do partido.

Por aqui, ó O centrão está pelas tampas com Rodrigo Maia (DEM-RJ). Acusam o presidente da Câmara de tentar isolar o grupo. A disputa na base de Michel Temer pode sobrar para o Planalto.

Meus súditos O bloco diz que Maia assumiu a Casa prometendo acabar com o “império dos líderes”, mas inaugurou a figura do “imperador” e não discutiu a pauta da repatriação com ninguém.

apode1810painell

Decorativo Um mês e meio após assumir o poder em definitivo, Temer ainda aparece como “vice” no Portal da Transparência.

Pescaria No comando da Câmara, o DEM opera para aumentar o número de deputados federais. Com 27, o partido quer atrair mais dez novos parlamentares antes da votação da cláusula de barreira — que limita o número de siglas com base na bancada.

Plano O foco do DEM é roubar deputados de legendas nanicas, como PSL e PRP. Se a emenda for aprovada, partidos que não atingirem número mínimo de representantes perderão repasses do fundo partidário e tempo de TV nas eleições.

Vai ter luta Reunidos em São Paulo nesta segunda-feira (17), dirigentes das principais centrais sindicais do país decidiram organizar juntas uma greve geral nacional em repúdio à proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer.

Para tudo Com a presença do deputado Paulinho da Força (SD-SP), um dos articuladores do impeachment, o ato foi aprovado por unanimidade. Os sindicalistas voltam a se reunir nesta quarta (19), na sede da CUT, para definir a data da paralisação.

Deu sorte Convidada por João Doria para assumir a pasta de Finanças, Ana Carla Abrão, atual secretária da Fazenda de Goiás, sinalizou a amigos que está disposta a assumir o cargo. O governador Geraldo Alckmin falou com ela por telefone antes de o convite ser sacramentado.

Deu azar Alexandre Lafer Frankel, dono da incorporadora Vitacon, também foi sondado por Doria para ocupar uma secretaria em seu governo. O empresário tem dito a amigos, no entanto, que não pretende deixar a iniciativa privada.

Visita à Folha Paulo Bauer (SC), líder do PSDB no Senado, visitou a Folha nesta segunda (17). Estava acompanhado de Jefferson Dalmoro, assessor de comunicação.


TIROTEIO

Os apoiadores de Lula deveriam aproveitar a vigília para ler as denúncias contra ele. Entenderiam o motivo de tanto receio.

DO DEPUTADO ANTONIO IMBASSAHY (PSDB-BA), líder da bancada, sobre um grupo ter se reunido em frente ao prédio de Lula após boato de sua prisão.


CONTRAPONTO

Campanha do agasalho

Às vésperas da votação do primeiro turno, João Doria reuniu a militância do PSDB no Club Homs, na avenida Paulista, para um dos últimos atos de sua campanha à Prefeitura de São Paulo.

O encontro terminou depois das 22h e os termômetros da região marcavam cerca de 15º C.

Na calçada, um grupo de tucanos esperava por seus carros. No relento, algumas mulheres se enrolaram em echarpes e cachecóis enquanto aguardavam.

Então candidato a vereador, Leo Coutinho soltou:

— É melhor vocês esconderem esses cobertores. Daqui a pouco passam os agentes da Prefeitura recolhendo tudo!