Petrobras vai focar em exploração mais rentável de petróleo

Por Painel

Sangue negro A Petrobras decidiu mudar seu portfólio de exploração de petróleo. Em busca de projetos com maior rentabilidade, a estatal vai sair gradualmente dos poços situados em terra e em águas rasas e passar a se concentrar na extração de óleo e gás em águas ultraprofundas, o que inclui o pré-sal. A petroleira quer ajudar a capacitar empresas de médio porte para que possam, o mais breve possível, assumir os atuais negócios da Petrobras nos campos considerados por ela menos atrativos.

Piada pronta O presidente do TSE, Dias Toffoli, não pretende decidir esta semana sobre quem irá relatar o processo que pode pedir a cassação do registro eleitoral de Dilma Rousseff. O ministro só se pronunciará depois do Dia de Finados.

Nós x eles O senador Aécio Neves telefonou nesta terça para Maurício Macri, candidato à presidência da Argentina contra Daniel Scioli. “Quero vê-lo presidente para ajudar a América Latina a se livrar do bolivarianismo”, disse o oposicionista de cá para o oposicionista de lá.

Tô fora O marqueteiro Renato Pereira foi sondado por um emissário de Scioli para dirigir a comunicação de sua campanha no segundo turno. O brasileiro declinou gentilmente o convite. Alegou projetos em outros países.

Trocadilho Em evento promovido pela revista britânica “The Economist”, o empresário Joesley Batista desconversou ao ouvir provocação de que a sua JBS deveria se chamar JBNDES devido à proximidade do conglomerado com o banco de fomento.

Não tem tu Nem Nelson Barbosa (Planejamento) nem Joaquim Levy (Fazenda). Quem anunciou o deficit de R$ 51,8 bilhões para a imprensa foi o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), furando os ministros da área econômica.

Ao mestre Integrantes do Planalto avaliam que a ida de Dilma à festa de Lula mostra que a presidente se assustou com o risco de ver sua relação com o padrinho “desandar” devido ao cerco da Zelotes sobre um de seus filhos.

Desagravo No dia seguinte à operação da Polícia Federal, o clima no Instituto Lula era de solidariedade ao ex-presidente. Alguns petistas também demonstravam preocupação em relação ao que mais poderia vir do empresário José Carlos Bumlai.

Dívida No encontro com lideranças do MST, no sábado, em São Paulo, o ex-presidente Lula disse que cobraria de sua sucessora que cumpra o compromisso assumido de assentar 120 mil famílias até o final de seu mandato.

Cobrança Lula disse que o movimento precisa “lutar e pressionar” para que o governo avance e ultrapasse a tímida marca de 12 mil famílias assentadas até agora.

Siga o mestre Nesta terça, portanto três dias depois do encontro, cerca de 1.000 militantes do MST ocuparam a sede do Incra, em Brasília, para cobrar a promessa da presidente Dilma Rousseff.

Ctrl + C Advogados que atuam na Operação Lava Jato notaram que a decisão da juíza Celia Regina Ody Bernardes, que ordenou as buscas na empresa de um dos filhos de Lula, durante a quarta fase da Operação Zelotes, contém diversos trechos idênticos a decisões do juiz Sérgio Moro.

Projeto… O governador Geraldo Alckmin envia nesta quarta para a Assembleia proposta de aumento do ICMS da cerveja (de 18% para 25%) e do cigarro (de 23% para 30%). Mas diminui o tributo sobre remédios (de 18% para 12%) e zera o ICMS do arroz, do feijão e da areia.

… 2018 O governador quer criar também o Fundo de Pobreza, que receberá 2% dos recursos arrecadados para projetos da área social. Se as medidas forem aprovadas, R$ 3,4 bilhões entrarão no cofre do Bandeirantes. Parte do dinheiro será compartilhada com municípios.

Fica a dica Aliados afirmam que, além de melhorar a arrecadação estadual, os projetos teriam o efeito político de diferenciar a gestão paulista da administração de Dilma Rousseff, que pouco tem ajudado a resolver os problemas de caixa dos demais entes da federação.

Visita à Folha Yoel Barnea, cônsul-geral de Israel em São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Fares Saeb, vice-cônsul-geral de Israel em São Paulo.


TIROTEIO

Sob o argumento de rombo na Previdência, querem promover um ataque aos direitos dos pobres no país.

DE MIGUEL ROSSETTO, ministro do Trabalho e Previdência Social, sobre a discussão de se propor idade mínima para aposentadoria.


 

CONTRAPONTO

Não é o momento

apode2810painel

Na primeira vez que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quis sair do cargo, a presidente Dilma Rousseff deu de ombros.
O pedido foi feito em momento inusitado, quando a presidente se maquiava no segundo andar do Palácio da Alvorada, área privativa e de acesso restrito.
Entre o delineador e o blush, Dilma foi direto ao ponto com o ministro:
–Não tem nada disso, Zé Eduardo. Agora me deixa trocar de roupa.