TCU usa cláusula similar a ‘pedalada’ em contratos, diz advogado-geral
Casa de ferreiro A AGU (Advocacia Geral da União) levantou uma série de contratos em que o TCU (Tribunal de Contas da União) incluiu cláusulas segundo as quais as empresas contratadas podem realizar pagamentos, mesmo a descoberto, para receber depois. Isso será usado na defesa do governo Dilma Rousseff no processo das “pedaladas” que corre no tribunal, em que a Caixa Econômica Federal adiantou o pagamento de benefícios sociais antes de receber do Tesouro Nacional.
Contradição “Como o TCU pode questionar algo que ele mesmo pratica? Ele admite que os contratados façam pagamentos que seriam sua responsabilidade”, questiona o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.
Pra cima Para Adams, o tribunal promove um “esforço brutal” para caracterizar como crime o que seria uma “prática corriqueira, que não foi questionada inclusive em auditorias do próprio TCU”.
Exceção O advogado-geral diz que, em 2013, houve um boato de que o Bolsa-Família iria acabar, o que forçou a Caixa a antecipar pagamentos para evitar caos social –e explicaria a disparada da “pedalada” naquele ano.
Check-up Roberto Kalil, médico que cuida da saúde de Dilma, tem dito a amigos que está impressionado com a melhora dos índices de todos os exames clínicos da presidente depois que ela perdeu 15 kg e introduziu exercícios físicos na rotina.
Apetite… O esforço para manter o PDT na base criou impasse na partilha dos cargos da Companhia Docas do Rio. O PMDB fluminense queria comandar toda a diretoria da estatal, mas uma delas está nas mãos de Carlos Lupi.
… voraz Também há uma vaga ocupada por indicado do deputado Hugo Leal (Pros).
X da questão O controle da companhia é estratégico na relação entre o Planalto e o PMDB do Rio, especialmente a dias da votação do projeto que revê desonerações, relatado pelo líder do partido, Leonardo Picciani (RJ).
Bicho solto A CCJ da Câmara incluiu na pauta desta semana projeto do deputado Ricardo Izar (PTB-SP) que proíbe sexo com animais em filmes pornográficos. Propõe sanções penais e administrativas derivadas de “condutas lesivas ao meio ambiente”.
Firma… O senador Gladson Cameli (PP-AC), que tinha retirado a assinatura do requerimento da CPI do BNDES, procurou o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO) em pleno feriado e pediu para assinar o pedido de novo.
… reconhecida Cameli alegou ter sofrido desgaste de imagem com o recuo. A oposição vai pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a ler o requerimento, agora com 28 assinaturas, nesta semana.
Lona Tiririca vai encerrar de novo o programa de TV do PR, no dia 18. Aparecerá batendo numa panela e dizendo que “o circo da corrupção” pegou fogo. A ideia era que o deputado fizesse uma fala “séria” sobre os desvios.
Saia justa O ministro Arthur Chioro (Saúde) cancelou sua ida a almoço-debate do Lide nesta segunda-feira. No governo, a decisão foi vista como resposta às críticas de João Doria Jr. a Dilma.
Agenda Chioro alegou ter compromisso no Rio de Janeiro, mas irá a São Paulo à noite para a festa de 60 anos do hospital Albert Einstein. “Minha relação com o ministro é republicana”, diz Doria.
Casos… O deputado federal Bruno Covas (SP) articula sua candidatura à presidência do PSDB estadual na convenção que ocorre no próximo fim de semana.
… de família Se for eleito, Covas pode ser instado a arbitrar a disputa no diretório da capital, presidido pelo vereador Mario Covas Neto, seu tio e adversário político.
TIROTEIO
É preciso cautela para discutirmos alterações na lei. O país não pode ser guiado por achismos ou passageiro clamor popular.
DE MARCUS VINICIUS COÊLHO, presidente da OAB, sobre a falta de dados confiáveis para embasar o debate sobre redução da maioridade penal.
CONTRAPONTO
Objeto do desejo
O senador José Serra visitava o Instituto do Câncer de São Paulo há alguns anos, depois de ter deixado o governo do Estado, para a inauguração de uma nova ala.
Durante a visita, uma cardiologista do hospital apresentou ao tucano um recém-adquirido marcapasso capaz de detectar na hora se o paciente está tendo uma parada cardíaca e já realizar uma desfibrilação.
Famoso por ser hipocondríaco, Serra se interessou.
–Como faço para obter um desses? –brincou.
A médica, então, informou que só com prescrição e para pacientes com histórico de arritmia cardíaca.
–Puxa, que pena! –lamentou o tucano.