Para afastar ideia de pacto, Aécio recusa ir a encontro de Temer e FHC

Por Painel

Não, obrigado O senador Aécio Neves driblou convite para participar do encontro entre o vice-presidente Michel Temer e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nesta segunda-feira. O presidente nacional do PSDB temia que sua presença desse um caráter de pacto entre governo e oposição à conversa, que oficialmente será para tratar da reforma política. Recém-designado articulador político, Temer também quer incluir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na comitiva que vai a FHC.

Vem… Temer quer negociar para que os partidos tentem chegar a um consenso em torno das propostas mais viáveis da reforma.

… na minha O vice avalia que sua ideia do “distritão” para a eleição de deputados federais é que mais reúne apoio na base e na oposição.

Eficiente Jorge Gerdau levou a Temer na quarta-feira seu estudo que recomenda a redução do número de ministérios e o corte de cargos comissionados na máquina.

Silêncio Em meio ao impasse da nomeação de Henrique Alves para o Turismo e do destino de seu afilhado Vinicius Lages, aliados brincaram que Renan Calheiros passou os últimos dias “mudo”: ele fez uma cirurgia na boca e ficou sem poder falar direito.

Pra cima Lages deve “cair para cima”, assumindo um cargo que tenha orçamento maior que o ministério. É cotado para dirigir a Transpetro, também da cota de Renan.

BBB Câmara Eduardo Cunha sugeriu que a TV Câmara crie uma série para mostrar a semana dos deputados, registrando inclusive atividades na base eleitoral.

Corta pra mim Cleber Verde (PRB-MA), primeiro deputado a comandar a Secretaria de Comunicação da Casa, vai apresentar a Cunha em algumas semanas a proposta da nova grade de programação, com menos variedades e mais atividade legislativa.

Erosão A pesquisa Datafolha mostra que é decrescente o percentual dos que consideram Lula o melhor presidente que o país já teve: o índice, que era de 71% em 2010, é de 50% hoje.

Descanso No PT, o “contágio” de Lula preocupa tanto ou mais que o desgaste de Dilma. O ex-presidente foi aconselhado a fazer um tour internacional para receber vários prêmios de doutor honoris causa que foram concedidos por universidades.

Daqui não saio Aliados dizem, no entanto, que o petista nem pensa em se ausentar da política enquanto o governo não sair das cordas.

Nem aí O Planalto vai evitar mobilização de ministros e entrevistas em reação aos protestos deste domingo, como houve em março. A ordem é mostrar que os atos são vistos com “naturalidade”.

Nuvens Preocupa o governo uma decisão do Tribunal de Contas da União para que técnicos apurem a responsabilidade de membros do Conselho de Administração da Petrobras sobre contratos que deram prejuízo à estatal desde 2005.

Alarme O temor é que, mais à frente, o TCU bloqueie os bens de atuais e ex conselheiros, entre eles Dilma.

Bloqueio Em reunião na última sexta-feira, Eduardo Paes (PMDB) criticou o convite de Dilma para que a ex-jogadora de vôlei Ana Moser comande a APO (Autoridade Pública Olímpica) e ameaçou retirar a prefeitura do Rio do órgão.

Rotina Auxiliares de Geraldo Alckmin esperam que o governador retome atividades de rua nesta segunda-feira. Ele deve visitar obras da linha 6-Laranja do Metrô.


TIROTEIO

O PT e o governo dizem que a terceirização é nociva, mas fabricaram o maior programa terceirização do mundo: o Mais Médicos.

DO DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre críticas do PT ao projeto aprovado pela Câmara e a contratação de médicos estrangeiros pelo governo.


CONTRAPONTO

Fica para a próxima

No início do ano, o prefeito Dorival Botelho (PRB), da pequena Macaubal, no noroeste paulista, foi ao Palácio dos Bandeirantes pedir recursos para reformar um muro no cemitério da cidade,de 8.006 habitantes.
Foi recebido pelo secretário da Casa Civil, Edson Aparecido. Preocupado com o ajuste nas contas do Estado, o auxiliar de Geraldo Alckmin (PSDB) escutou o aliado, mas não se convenceu da necessidade da obra:
–Quem está dentro do cemitério não pode sair, e quem está fora não quer entrar… Vamos deixar esse muro para depois!