Dilma pede a Temer que agilize nomeações para acalmar aliados

Por Painel

Tinta na caneta Depois de segurar por mais de três meses a entrega de cargos de segundo escalão, Dilma Rousseff orientou Michel Temer a definir o quanto antes a distribuição de espaço no governo para acalmar a base aliada no Congresso. O vice-presidente vai mapear as siglas que já ocupam postos de comando, receber as demandas e cobrar fidelidade dos dirigentes das legendas que compõem a coalizão. Auxiliares de Temer estimam que ele terá um quadro pronto em pouco mais de dez dias.

República Temer se reúne nesta quinta-feira com o ex-presidente Lula e na próxima semana com Fernando Henrique Cardoso. As conversas, sobre reforma política, já estavam na agenda do vice, mas ganharam novo peso.

Teste de fogo Em conversa até 3h da quarta-feira no Palácio do Jaburu, Temer avisou a aliados que tentará costurar uma declaração de apoio formal das bancadas do PMDB ao ajuste fiscal.

Nem aí À revelia do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) protocolou na terça-feira a PEC que dá independência ao Banco Central e cria mandatos para seus diretores.

Hora extra Temer já escalou Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Henrique Eduardo Alves, que deve ir para o Turismo, para auxiliarem-no na negociação com o Congresso.

Oi?! Dilma foi avisada de que Pepe Vargas daria uma entrevista coletiva no Planalto para anunciar sua ida para a Secretaria de Direitos Humanos quando o ministro já estava diante do microfone. “Que coletiva?!”, reagiu.

Bina A assessoria de Pepe tentou negar, mas o telefonema que o fez interromper a fala era da presidente. Dilma exigiu que o petista recuasse do anúncio até que ela acertasse a situação de Ideli Salvatti, de saída do posto.

Concílio 1 José Eduardo Cardozo (Justiça) consultou Ricardo Lewandowski sobre nomes para a vaga no STF.

Concílio 2 Segundo auxiliares de Dilma, o presidente da corte manteve a lista com os advogados Luiz Fachin e Marcus Vinicius Coêlho (OAB) e os ministros Luis Salomão e Benedito Gonçalves, do STJ. Incluiu ainda Heleno Torres, menos cotado.

Ribalta 1 Tucanos vêm tratando o depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, nesta quinta-feira, como o primeiro ato do petista na CPI da Petrobras.

Ribalta 2 A esperada negativa de que dividiu propina com Pedro Barusco, como o ex-diretor da estatal afirmou em delação premiada, será o elemento usado para um pedido de acareação entre os dois, que tende a ser aprovado pela comissão no futuro.

Ufa Petistas temiam que a CPI desse voz de prisão a Vaccari, mas o habeas corpus preventivo concedido a ele pelo ministro Teori Zavascki acalmou os ânimos.

Bola de neve Na avaliação de dirigentes do PT, a cobertura dos protestos que aconteceram pela manhã do dia 15 de março deram fôlego aos atos da tarde, como o de São Paulo. O temor é que isso se repita no domingo.

APODE0904PAINEL

Estiagem Prefeitos que se reuniram nesta quarta com Dilma se assustaram com o relato da presidente sobre dificuldades na economia. As vacas não estão magras. Estão magérrimas, disse, sobre a queda na arrecadação.

Novos ares Presidente do PRB, Marcos Pereira quer sair candidato à presidência da seção paulista da OAB.

Visita à Folha Edinho Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, visitou ontem a Folha.


TIROTEIO

Se vivemos em parlamentarismo, monarquia ou presidencialismo ninguém sabe. O único consenso é que não é Dilma quem governa.

DE JOSÉ ANÍBAL (PSDB-SP), sobre protagonismo dos peemedebistas Eduardo Cunha e Renan Calheiros e a transferência da articulação para Michel Temer.


CONTRAPONTO

Ideia fixa

Bruno Covas, que exerce seu primeiro mandato como deputado federal pelo PSDB de São Paulo, completou 35 anos no início da semana.

No dia do aniversário, recebeu diversas ligações, de amigos e de colegas da política. Com o segundo grupo, ele brincava, dizendo que agora já tinha idade suficiente para se candidatar à Presidência da República.

Questionado sobre a reação dos interlocutores, resumiu, com bom humor, a de dois tucanos:

—O Aécio achou a maior graça! Já o Serra não achou graça nenhuma…