Para PMDB, gafes de Levy são preço que Dilma paga por não ter articulador

Por Painel

Alvo fácil Peemedebistas colecionam episódios “desastrados” de Joaquim Levy (Fazenda) para esticar a corda com o governo nas tratativas do ajuste fiscal. A análise de líderes da sigla é a de que Dilma Rousseff paga o preço por não ter um articulador confiável e joga holofotes em excesso sobre o ministro, sem preparo para liderar negociações políticas. “Ele vai se desgastando a cada dia. A fala sobre Dilma não põe sua permanência em risco, mas faz barulho”, afirma um cacique do PMDB.

Pote de mágoa Outro episódio que ainda não foi digerido pelos peemedebistas, e é usado para marcar a falta de tato do ministro, é a reunião com Eduardo Paes, em que os dois se desentenderam sobre a renegociação da dívidas de Estados e municípios.

Nem vem O Planalto demonstrou a aliados ter consciência de que só tem chance de protelar a regulamentação das dívidas se apresentar proposta concreta sobre tributos estaduais, como o ICMS.

Que não tem “Ou surpreende ou vai perder”, diz um senador da Comissão de Assuntos Econômicos, onde Levy falará na terça-feira.

Ao trabalho Aloizio Mercadante (Casa Civil) reuniu ministros na última sexta-feira para, na palavra de um deles, colocar o governo para governar. A avaliação no Planalto é a de que é necessário impor logo uma agenda, para se tornar menos refém das crises, como agora.

Nem aí A bancada do PMDB na Câmara não recebeu sinais durante o fim de semana sobre a situação de Henrique Eduardo Alves, convidado para o Turismo.

Bandeira branca Ministros do núcleo político de Dilma esperam que a nomeação de Edinho Silva para Secom traga também uma trégua do PT em relação às estratégias de comunicação do Planalto.

Sempre assim Aliados refutam a tese peemedebista de que Dilma deixou a sanção do projeto que inibe fusão de partidos para o último dia para favorecer o PL. A praxe da presidente é assinar os textos apenas no fim do prazo.

Dali não passa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) diz que colocará a PEC da Bengala em votação até o fim de abril.

Recordar… Tucanos passaram a enfatizar a tese de que atos de governos passados podem ensejar um pedido de impeachment. Usam como argumento requerimento de José Genoino (PT-SP) para a saída de FHC durante o seu segundo mandato.

… é viver O pedido foi recusado, mas Michel Temer (PMDB), que presidia a Câmara, não fez nenhuma menção ao fato de que a acusação dizia respeito ao governo anterior. Bruno Araújo (PSDB-PE) mencionou o pedido na tribuna durante a semana.

Cronômetro Integrantes da CPI da Petrobras pressionam a comissão para que as reuniões de votação de requerimentos deixem de acontecer em horário próximo ao de sessões no plenário. Querem impedir que petistas estiquem a reunião para impedir a aprovação de convocações.

Vem cá Parte da CPI deve se reunir com investigadores da Kroll no início da semana para apresentar o plano de trabalho que pretendem que a consultoria desenvolva.

Melhor não Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que propôs a criação da CPI do SwissLeaks, preferiu não assinar o pedido da CPI do BNDES.

apode3003painell

Não poupa ninguém A redução da pressão e a vazão menor de água em São Paulo chegaram à Secretaria de Recursos Hídricos. O banheiro no andar do gabinete de Benedito Braga tem cartaz sobre a adoção das medidas.


TIROTEIO

O entendimento entre a CGU e empresas para os acordos de leniência mostra que o Planalto concretizou a ideia de interferir na Lava Jato.

DE ROGÉRIO CHEQUER, do Vem Pra Rua, justificando decisão de incorporar formalmente o Fora Dilma como bandeira do movimento nas manifestações.


CONTRAPONTO

Em concorrida audiência pública da comissão de Educação da Câmara sobre o Fies, a deputada Alice Portugal (PC do B-BA) pediu a palavra para opinar sobre o assunto. Em pouco tempo, precisou ser interrompida:

—Ô gente, vou voltar a pedir silêncio… De repente deu um rebuliço! Vamos ouvir com atenção as deputadas e os deputados que estão na tribuna —cobrou o presidente do grupo, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG).

Diante do apoio, a deputada completou, com ironia:

—Talvez a voz feminina não esteja modulada para o ouvido ‘testosterônico’ da maioria…