Programa da HBO satiriza petrolão e promove ‘panelaço’

Por Vera Magalhães

O comediante britânico John Oliver, apresentador do programa “Last Week Tonight”, do canal pago HBO, satirizou o petrolão e o panelaço contra a presidente Dilma Rousseff no programa que foi ao ar neste domingo.

O programa, exibido no Brasil pelo canal HBO Plus, resume em 30 minutos, semanalmente, as principais notícias da semana anterior com bom humor e sem poupar políticos, partidos e empresas. Oliver, 37, que comanda o show, foi roteirista e apresentador substituto do “The Daily Show”, comandado por John Stewart.

O quadro sobre o Brasil ocupou três minutos da atração neste domingo. Oliver diz que Dilma passou a semana lidando com os desdobramentos do escândalo de corrupção em seu governo. Diz que a propina paga pelas empreiteiras no petrolão ultrapassaram US$ 800 milhões. “Você precisa de uma enorme empresa de construção só para construir um banco grande o suficiente para esconder esse suborno!”, diz, com uma claque ao fundo.

O programa diz, ainda, que 30 membros da coalizão governista são investigados no escândalo. Mostra trecho do pronunciamento de Dilma na TV para “acalmar as pessoas”, e o panelaço em várias cidades do país. Diz que a manifestação chegou ao Congresso –e mostra o vídeo do deputado tucano Bruno Araújo (PE) batendo panela na tribuna. “Eu adoro tudo nesse vídeo, mas minha parte preferida é a do intérprete de linguagem de surdo-mudo”, diz Oliver, depois de rir da fala de Dilma de que a situação é “transitória”.

O comediante encerra lembrando que Dilma foi membro do Conselho de Administração da Petrobras quando o escândalo ocorreu, mas foi “absolvida”. “Como foi absolvida?”, diz, indignado. “Só há um jeito de lidar com isso”, encerra, pegando uma tampa e uma panela e promovendo seu próprio panelaço, em plena TV norte-americana.