Planalto e PT fazem balanço positivo de atos a favor de Dilma nesta sexta

Por Painel

Febre controlada PT e governo comemoravam no fim da sexta-feira o sucesso da operação coordenada para evitar que as manifestações dos sindicalistas tivessem viés antigoverno. Miguel Rossetto (Secretaria Geral) e as direções estaduais do PT conseguiram que as palavras de ordem não fossem “contra” o ajuste fiscal, e sim “a favor” dos direitos trabalhistas. O público acima do esperado em São Paulo na semana do panelaço e da vaia a Dilma Rousseff foi outro ponto celebrado pelos governistas.

Meio cheio No Planalto, o fato de as manifestações desta sexta-feira terem transcorrido sem conflitos entre defensores e opositores do governo causou alívio.

Nitroglicerina O receio era que, se houvesse atos violentos —como o da sede da Petrobras no Rio em fevereiro—, os protestos de domingo ganhariam fôlego extra.

Abadá Se entre os caciques do PSDB ainda existe dúvida sobre aparecer nos atos de domingo, os deputados da legenda combinaram de participar em bloco dos protestos, principalmente em São Paulo.

Dia útil Entre os petistas, o fato de as manifestações desta sexta ocorrerem num dia útil reduziu o quórum. Em São Paulo, a estrela foi Eduardo Suplicy, secretário de Direitos Humanos de Fernando Haddad, além de alguns deputados e vereadores.

Aqui, não O movimento Vem pra Rua, um dos principais organizadores da manifestação, não permitirá que políticos usem seu sistema de som no domingo. “No nosso caminhão não vai subir político”, promete Rogerio Chequer, líder do grupo.

apode1403painell

Terceiro turno Wanessa Camargo, que cantava o jingle de Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014, entoará o Hino Nacional no domingo, no carro de som da Força Sindical. Ao seu lado estará o ex-jogador Ronaldo, que também atuou na campanha tucana.

Com a palavra Investigado na Lava Jato, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) se defenderá na tribuna do Senado nesta segunda-feira.

Lé com cré O ex-ministro apontará divergências entre as delações do ex-diretor Paulo Roberto Costa, que o acusa de ter recebido R$ 20 milhões para Eduardo Campos em 2010, e a de Alberto Youssef, que não confirma.

Deixe estar O Planalto avalia que, apesar do desgaste midiático, até agora a CPI da Petrobras não avançou em relação às investigações.

Alerta A preocupação aumenta com depoimentos de quem ainda não falou, como o do ex-diretor da estatal Renato Duque, ligado ao PT, na próxima quinta-feira.

Cirúrgico O PSDB analisa as petições do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para entrar com procedimento contra deputados na Corregedoria da Câmara.

Fila As análises iniciais indicam que entre seis e oito parlamentares devem ser alvo dos pedidos.

Tudo bem Líderes da base dizem que as reuniões com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sem participação do Planalto não significam isolamento do ministro Pepe Vargas.

Corrida… As bancadas na Assembleia paulista correm contra o tempo para criar as cinco CPIs da atual legislatura, número máximo de comissões concomitantes.

… maluca As assinaturas serão colhidas no domingo, dia da posse, e os pedidos feitos na segunda. O PSDB quer barrar uma CPI da Sabesp, que os 13 parlamentares petistas querem criar —são necessárias 32 assinaturas.


TIROTEIO

Mesmo debaixo de chuva, o povo brasileiro deu uma demonstração clara de que não há espaço no país para golpismo e aventura.

DE JOSÉ AMÉRICO DIAS (PT), deputado estadual eleito de São Paulo, sobre as manifestações pró-governo que ocorreram em várias capitais nesta sexta-feira.


CONTRAPONTO

É dos trabalhadores

Em sessão da CPI da Petrobras na última terça, oposicionistas criticaram o pedido de parlamentares de PT e PSOL para que a comissão escutasse um depoimento, e não dois. Afonso Florence (PT-BA) reagiu:

— Não é problema com carga horária. O PT quer investigar com profundidade e trabalhar…

— Até porque é o Partido dos Trabalhadores —, ironizou o presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), para riso geral dos deputados.

Ao final, Motta procurou Florence e disse que não quis ser deselegante, caso o colega tivesse se ofendido.