Osgemeos fazem grafite criticando ‘abandono’ da cidade de SP

Por Vera Magalhães
Postagem de Osgemeos (Foto: Reprodução Instragram @osgemeos)

Em meio à polêmica provocada pela decisão da Prefeitura de São Paulo de permitir que artistas criassem grafites nos chamados “arcos do Jânio”, monumento tombado pelo patrimônio histórico localizado na avenida 23 de Maio, a dupla Osgemeospostou em seu perfil no Instagram um grafite em que se lê “cidade abandonada”.

O desenho mostra um menino encapuzado pichando os dizeres na coluna de um viaduto na capital. Ao lado da viga grafitada há uma boneca abandonada e algum lixo.

Na legenda na rede social, os irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo (@osgemeos no Instagram), os mais famosos expoentes do grafite brasileiro no mundo hoje, escreveram: “Cidade abandonada!É muito triste uma cidade como SP, tão bonita, está [sic] tão abandonada! Nós todos pagamos nossos impostos pra que? É só andar pela cidade e abrir os olhos!!!”

A mesma mensagem ganhou uma versão em inglês, prática sempre adotada pela dupla, que tem 376 mil seguidores no Instagram.

O protesto angariou 15,5 mil “curtidas” até o início da tarde desta quarta-feira, cinco horas depois da postagem. Houve ainda 178 comentários, a maioria concordando com Osgemeos, mas muitos cobrando da dupla também manifestações sobre a falta de água e o governo do Estado de São Paulo.

Haddad tem procurado se aproximar de grafiteiros e outros grupos ligados à cultura jovem como uma das estratégias para recuperar sua popularidade, que atingiu o pior índice desde a posse, com 44% de ruim ou péssimo, segundo pesquisa Datafolha de fevereiro. O prefeito defendeu a decisão de grafitar os arcos do Jânio. Em evento recente, disse que São Paulo é uma cidade “cinza”, que merece ser colorida.