Lula sugere a Dilma convocar governadores para esforço pró-ajuste

Por Painel

Uma mão lava a outra O ex-presidente Lula aconselhou Dilma Rousseff a convocar prefeitos e governadores aliados para ajudar a recompor a base governista no Congresso. Lula recomendou que a presidente aproveite a influência dos mandatários sobre as bancadas na Câmara e no Senado para lançar um apelo pela aprovação das medidas de ajuste econômico. O argumento é o de que os governos estaduais e municipais sofrerão se as contas federais não fecharem e a União tiver de cortar investimentos.

Colateral Segundo relato feito por Dilma a ministros, Lula alertou que os governadores e prefeitos provavelmente pedirão ajuda financeira do governo federal, mas que a contribuição que podem dar no Congresso é mais importante.

Socorro O ex-presidente disse que pretende conversar com dirigentes sindicais e que vai tentar reaproximar o governo de grupos tradicionalmente alinhados ao PT, como os movimentos de luta por habitação popular.

Poupança Dilma, por seu turno, pediu ao antecessor que modere as críticas que tem feito ao seu governo nos bastidores. A avaliação do conselho político do Planalto é que isso ajuda a desgastar a imagem da presidente.

Sozinho José Dirceu terá de procurar advogado caso seja formalmente investigado na Operação Lava Jato. José Luis de Oliveira Lima, seu defensor no mensalão, já representa a Galvão Engenharia.

A garantia… O doleiro Alberto Youssef disse à força-tarefa que levava Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento da Petrobras, a algumas reuniões para impressionar empresários que pagavam propina ao grupo.

… sou eu “Isso ocorria de forma eventual, inclusive para que o empreiteiro se sentisse mais seguro para o pagamento das comissões, observando que um diretor da Petrobras estaria envolvido na negociação”, contou Youssef.
Sepse Paulo Roberto disse acreditar “que o esquema de cartelização e de sobrepreço junto aos contratos para fins políticos ainda existe” no governo. O ex-diretor afirmou ter tomado conhecimento pela imprensa de superfaturamentos de 8% no Dnit.

Maracujina Na reunião do comitê da crise hídrica, Geraldo Alckmin disse aos prefeitos que, se as obras em curso não atrasarem, o rodízio de água não será necessário até a próxima temporada de chuva, ainda que o volume de precipitações seja 20% menor que o pior cenário.

Bandeira branca A presença do governador no encontro desta sexta não estava prevista, mas ele decidiu aparecer para não deixar prosperar o clima beligerante entre governo e prefeituras.

apode1402painell

Papo de elevador O governador trocou telefonemas com seus secretários para comemorar a grande quantidade de chuva que caiu à tarde na região do Cantareira.

Brecha Estimulados pelo governo paulista, tucanos estudam ampliar a Mesa Diretora da Assembleia para acomodar o bloco liderado por PSB, PV e PPS sem excluir o PT. A ideia é transformar a Terceira Secretaria em um cargo efetivo, e não suplente.

Exemplo “Não vamos trazer a instabilidade do Congresso pra cá. O PT que fique na Mesa”, diz um tucano.

Cronologia O ministro do STJ Mauro Campbell, cotado para o STF, proferiu o voto a favor de um vereador de Goiás oito dias antes de telefonema grampeado pela Polícia Federal em que o ex-senador Demóstenes Torres prometia ao bicheiro Carlinhos Cachoeira influenciar na decisão de membros da corte.


TIROTEIO

O PMDB não pode deixar passar o cavalo selado. Não vamos parar debates importantes apenas para não incomodar o governo.

DO DEPUTADO LUCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre discussões na Câmara de projetos que representam aumento de gastos para o governo federal.


CONTRAPONTO

Predestinado

O comitê da crise hídrica se reuniu pela primeira vez nesta sexta-feira, em São Paulo. Participaram, além do governador Geraldo Alckmin, prefeitos, secretários estaduais e representantes de entidades da sociedade civil.
Em meio à escassez de chuvas, o chefe do Executivo de Itapecerica da Serra, ao se apresentar, já adiantou que seu nome provocaria risos.
–Me chamo Chuvisco! — disse Amarildo Gonçalves.
Depois, decidiu fazer piada com o apelido:
–Hoje eu queria mesmo era me chamar tempestade. Mas é só chuvisco…