Mergulho da Petrobras elevará cortes do governo para atingir meta fiscal

Por Painel

Pior que a encomenda O aperto nos investimentos e a redução da atividade de exploração da Petrobras, anunciados nesta quinta-feira, alarmaram a área econômica do governo. A consequente redução de lucro da empresa vai encolher a fatia de dividendos da estatal que ajudaria o governo a cumprir o superávit primário. A equipe de Dilma Rousseff já havia calculado queda do lucro da Petrobras em 2015, mas precisará rever as contas e encontrar um novo espaço no Orçamento para atingir a meta fiscal.

Arquivo Ao recomendar a manutenção da prisão de João Ricardo Auler, da Camargo Corrêa, procuradores da Lava Jato ressuscitaram outra operação, a Castelo de Areia, que investigou a empresa, mas foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Verão… Os procuradores sustentaram que a investigação já havia revelado “indícios de irregularidades na atuação da Petrobras” e em outros empreendimentos.

… passado “A corrupção de agentes públicos é realizada de modo habitual pela Camargo Corrêa para a obtenção de seus negócios bilionários com a administração pública”, escreveu o Ministério Público Federal.

Gota d’água Izabela Teixeira (Meio Ambiente) pretende reclamar hoje com Geraldo Alckmin (PSDB), em reunião no Palácio do Planalto, dos ataques desferidos pelo governo de São Paulo ao comparar sua ação na crise hídrica com a gestão energética do governo federal.

Conta-gotas Contrariada, Izabela sustenta que a Sabesp apresentou previsões “irrealistas” para o cenário de crise ao longo do último ano. “Meias verdades não enchem reservatório”, disse a ministra a auxiliares.

Data venia Comunicado distribuído pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a desembargadores da seção de Direito Público diz que “o que eufemisticamente se denominou ‘crise hídrica’ […] irá materializar-se como um brutal racionamento de água”.

Álibi A circular diz que a presidência da corte “estuda medidas de contingenciamento, dentre elas a redução das sessões das câmaras, incrementação do home office e redução da jornada”.

Redução… Trabalhando com um cenário de vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ministros do núcleo político do governo já falam em cobrar “parceria” do peemedebista na presidência da Câmara.

… de danos Auxiliares de Dilma mapearam os cargos federais ocupados pelo PMDB para negociar em troca de sua manutenção um acordo que mantenha o peemedebista próximo do Planalto e evite uma cizânia na base aliada em um cenário de crise.

Leite derramado Em conversa recente, Lula disse a aliados que o PT cometeu um erro ao lançar Arlindo Chinaglia (PT-SP). O ex-presidente defendia um acordo entre as siglas, “sem traumas”.

Boca livre O gabinete de Cunha telefonou nesta quinta para deputados de todos os partidos —à exceção de PT, PC do B, PSB e PSOL— para convidá-los para um jantar no Lago Sul no sábado.

Pra cima Os partidos que integram o bloco de apoio a Julio Delgado (PSB-MG) pretendem apresentar na formalização do grupo, prevista para hoje, quatro pedidos de CPI: Petrobras, setor elétrico, BNDES e fundos de pensão.

APODE3001PAINELEnxofre Do secretário interino de Cultura da prefeitura, Guilherme Varella, diante de pergunta sobre a quantidade de banheiros químicos no Carnaval paulistano: “Olha, a dinâmica do cálculo das diárias dos banheiros químicos é muito complexa”.


TIROTEIO

Enquanto o mundo discute como não usar petróleo, o Brasil deixa de explorá-lo não por decisão estratégica, mas por incompetência.

DE FABIO FELDMANN, que coordenou o programa ambiental de Aécio Neves, sobre Petrobras ser forçada a reduzir a exploração do combustível.


CONTRAPONTO

Sentou na cabeceira

Depois do almoço da bancada tucana de São Paulo com o candidato do PMDB à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), o presidente estadual do PSDB, Duarte Nogueira, saía do restaurante quando foi abordado por um funcionário, que avisou que a conta ainda não havia sido paga.
–Ninguém pagou? –questionou.
Diante da negativa, insistiu:
–Nem os deputados? Ninguém deixou nada?
Resignado, apontou para uma assessora da sigla.
–Então deixe a conta com ela, por favor.