Eduardo Cunha avalia dar a deputado comando da comunicação da Câmara

Por Painel

Regulação da mídia Eduardo Cunha (PMDB-RJ) avalia, se for eleito presidente da Câmara, designar um deputado para comandar a secretaria de comunicação da Casa. Tradicionalmente, o cargo responsável por comandar jornal, site, rádio e TV da Câmara é ocupado por jornalistas. Cunha acha que os veículos institucionais têm de adotar pautas mais positivas e acompanhar a ação dos parlamentares nos Estados. Nas conversas com aliados ele cogita oferecer o posto a Celso Russomanno (PRB-SP).

Eu? Russomanno afirma que não foi consultado sobre a ideia, mas se diz lisonjeado. O deputado sustenta, no entanto, que um jornalista com autonomia para a função seria mais indicado para ocupar a secretaria.

Vai indo… A Record News propôs aos três postulantes à presidência da Câmara a realização de um debate, na próxima quinta-feira, mediado pelo jornalista Heródoto Barbeiro. Só Julio Delgado (PSB-MG) aceitou.

apode2401paineel

… que eu não vou Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia (PT-SP) alegaram outros compromissos, o que impedirá o encontro inédito. A emissora deverá fazer entrevistas individuais com os três rivais

Contabilidade Cunha acredita que terá 30 votos na bancada de 54 do PSDB, que declarou apoio a Delgado.

Sobremesa Apostando nas defecções, o peemedebista almoça com tucanos e colegas paulistas de outras siglas em tradicional cantina da capital na segunda-feira.

Tô voltando Depois de uma semana de férias com a filha, Aécio Neves (PSDB-MG) volta à ativa na segunda-feira e vai tentar conter as defecções tucanas pró-Cunha.

Pregação A lógica do PSDB não pode ser a mesma das outras legendas que brigam por cargos em comissões e na Mesa. Nossa lógica deve ser política, argumenta o senador e presidente da sigla.

Digitais Para os defensores de Dilma Rousseff dentro do PT, o ataque do vice-presidente do partido Alberto Cantalice à política econômica do governo pegou muito mal, ainda mais porque veio logo depois de críticas publicadas por José Dirceu.

Porta-voz Petistas lembram que, no fim de 2014, Lula liberou críticas moderadas de petistas à escolha de ministros como Joaquim Levy (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura). E dizem que o aval continua valendo.

No radar Dilma voltou da Bolívia preocupada com a situação econômica da Venezuela. O anúncio de aumento da gasolina, tema sensível no vizinho, chamou a atenção da presidente para a gravidade da crise enfrentada por Nicolás Maduro.

Prorrogação Marco Aurélio Garcia, cuja saída da assessoria especial da Presidência era considerada iminente, integrou a comitiva da posse de Evo Moralez e fica no governo até que seja definido seu papel na direção do PT.

Sopa de letrinhas O Planalto quer nomear Alessandro Teixeira, coordenador do programa de governo de Dilma, para a presidência da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

Voto… A cúpula do PT quer encerrar o assunto Marta Suplicy antes da reunião do diretório nacional da sigla em Belo Horizonte, no início de fevereiro. A ordem é manter a crise com a senadora fora da pauta do encontro.

… de silêncio Os petistas mais otimistas acreditam que Marta não sairá do partido. Acham que o acordo de PT e PMDB em São Paulo fechou a principal porta para que a senadora disputasse a prefeitura paulistana em 2016.


TIROTEIO

A paridade de gênero no PT foi um avanço para a política brasileira. Prova disso, inclusive, é a própria presidente Dilma.

DE RUI FALCÃO, presidente do PT, sobre avaliação interna de que a exigência de paridade entre homens e mulheres na direção engessa a condução da sigla.


CONTRAPONTO

Dança das cadeiras

Presidente do diretório do PSDB em São Paulo, o deputado Duarte Nogueira atraiu uma legião de políticos e empresários para sua posse como secretário de Logística e Transporte do governo paulista, na sede de um dos departamentos da pasta, no início de janeiro.

Com o auditório lotado, o vereador Andrea Matarazzo foi um dos que não conseguiram lugar para sentar. Ao perceber que não acharia cadeira, o tucano desdenhou a falta de assento:

—Posse boa é assim mesmo! Até se alguém como o Antonio Ermirio estivesse aqui teria que sentar no chão!