Governo pede à Sabesp plano para reduzir consumo de água na indústria

Por Painel

Seca na indústria Além da restrição da quantidade de água destinada à agricultura, já anunciada nesta semana, o governo de São Paulo pediu à Sabesp que elabore estudos para um plano específico de contingenciamento de água direcionado às indústrias. O objetivo é revisar contratos para fornecimento de água mantidos por grandes consumidores com a estatal. A ideia do governo é incentivar, paralelamente, a adoção de práticas de reúso de água pela indústria, mas os mecanismos não foram definidos.

apode2301painel b

Na boca do povo Dias depois da entrevista em que disse que “já existe racionamento”, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi questionado pelo motorista de um assessor sobre a situação no Estado. “Agora já é racionamento?”

Resta um João Caramez, único deputado estadual do PSDB que não se reelegeu, será chamado a integrar o governo Alckmin a partir de março.

Amarra Petistas se queixam que a exigência de paridade entre homens e mulheres na direção do partido atrapalha sua condução. Dizem que a sigla tem de preencher a cota com pessoas sem perfil de direção partidária.

Veja bem Chico Macena, secretário de Governo do prefeito Fernando Haddad, diz que Paulo Frateschi acompanhou de perto as negociações que conduziram à nomeação de Alexandre Padilha à pasta de Relações Governamentais.

Trancado Padilha deve tomar posse na prefeitura junto com Eduardo Suplicy, em 2 de fevereiro. O petista precisa antes encerrar projeto de estudo sobre o Mais Médicos que havia iniciado na USP.

Importação O responsável por criar a nova logomarca do governo de Minas foi o diretor de arte venezuelano Alvaro Bustillos, que trabalhou com o marqueteiro de Fernando Pimentel, Chico Mendez, na campanha de Henrique Capriles em 2012.

Não desisto… Candidato à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deve voltar a se reunir com a bancada do PSDB em São Paulo, na próxima segunda-feira, a despeito da declaração de apoio do partido a Julio Delgado (PSB-MG).

… nunca Os deputados tucanos já haviam marcado reunião para a data para definir a indicação de um nome do Estado para pleitear a liderança na Câmara. Carlos Sampaio é o favorito.

Fiador Parte da bancada do PSDB passou a cobrar uma garantia formal de que o bloco com PPS, PV e PSB será formado como condição para manter o apoio a Delgado.

Férias Tucanos também se queixam de que o presidente da sigla, senador Aécio Neves, deveria participar mais ativamente do acerto. Nos últimos dias, correligionários que procuraram o ex-presidenciável para tratar da sucessão no Congresso não conseguiram encontrá-lo.

Gravidade Parlamentares de partidos aliados a Delgado consideram grande a chance de migração Cunha. “A polarização é tanta que restringe muito o espaço de uma terceira via”, diz, preocupado, um deputado que declara apoio ao pessebista.

Lupa A ordem da cúpula da Polícia Federal é que investigação sobre a autenticidade e a origem do suposto grampo que mostraria uma tentativa de envolver Cunha na Operação Lava Jato seja “a mais profunda, rápida e eficiente possível”.

Não desceu A direção do órgão não engoliu a acusação do peemedebista de que teria sido vítima de armação da PF. Aliados de Cunha avaliam que a divulgação do áudio, sob análise, foi temerária.


TIROTEIO

“O governo não incentiva nada. Só não tem como amarrar as pernas de Cid e Kassab na mesa para que os dois parem de fazer política.”

DO MINISTRO PEPE VARGAS (Relações Institucionais), sobre avaliação do PMDB de que o Planalto atua para fortalecer a dupla e enfraquecer o partido.


CONTRAPONTO

Faz de conta no plenário

Na madrugada em que houve a votação da manobra fiscal do governo, em dezembro do ano passado, deputados da oposição diziam que a aprovação do texto denunciava a situação precária das contas públicas federais.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) provocou:
–Vamos, então, fazer a nossa parte para garantir a austeridade fiscal: abrir mão das nossas emendas individuais e de qualquer reajuste para o ano que vem!
Fora do microfone, conta o deputado, um colega disse:
–Chico, você sabe que aqui até briga é combinada. Não precisa levar tão a sério nossos discursos!