Haddad convida Padilha para Relações Governamentais

Por Vera Magalhães
Fernando Haddad (esq), que convidou Alexandre Padilha para a Secretaria de Relações Governamentais (Foto: Moacyr Lopes Jr./Folhapress)
Fernando Haddad (esq), que convidou Alexandre Padilha para a Secretaria de Relações Governamentais (Foto: Moacyr Lopes Jr./Folhapress)

O prefeito Fernando Haddad telefonou no fim da tarde desta quarta-feira (21) para o ex-ministro e candidato derrotado do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, e fez o convite oficial para que ele assuma a Secretaria Municipal de Relações Governamentais, no lugar de Paulo Frateschi.

O blog do repórter Diego Zanchetta, do jornal “O Estado de S.Paulo“, já havia adiantado que Padilha recebera o primeiro convite do secretário Chico Macena, secretário de Governo de Haddad, e havia sinalizado que aceitaria.

Haddad confirmou ao Painel que fez o convite e, pouco depois, telefonou para o companheiro de partido e formalizou a indicação. Ele deve divulgar nota oficial ainda nesta quarta confirmando a troca na pasta.

Esta é a sexta mudança no primeiro escalão que o prefeito paulistano promove neste ano, além de trocas em escalões inferiores. Outras mexidas podem ser feitas, para acomodar petistas e partidos aliados ou melhorar áreas que são mal avaliadas, como Saúde.

Ele perdeu o controlador-geral do município, Mário Spinelli, para o governador de Minas, Fernando Pimentel, e o titular da Cultura, Juca Ferreira, para o Ministério de Dilma Rousseff. Também teve de substituir, a pedido, o secretário de Negócios Jurídicos, Luís Massonetto.

Além disso, trocou Cesar Callegari por Gabriel Chalita na Secretaria de Educação. Por fim, escalou o senador Eduardo Suplicy, que não se reelegeu, para a Secretaria de Direitos Humanos.

Porto deixou a Secretaria de Segurança Urbana para ir para a CGM, e ainda não foi nomeado ninguém para seu lugar. O vereador Nabil Bonduki foi para a Secretaria de Cultura. Rogério Sotilli, que perdeu a vaga para Suplicy, pode ser remanejado para outro cargo na administração.