Haddad fará consulta pública sobre multa para desperdício de água

Por Painel

Comportas fechadas O prefeito Fernando Haddad decidiu abrir consulta pública antes de encaminhar à Câmara Municipal a minuta de projeto de lei do governo Geraldo Alckmin que estabelece multa para quem desperdiçar água —lavando carros ou calçadas, por exemplo, com água que não seja de reúso. O petista evita, assim, se associar politicamente a Alckmin no desgaste provocado pela falta de água em São Paulo e adota o discurso da transparência na crise, de novo para tentar se diferenciar do tucano.

Tempo As sugestões à proposta de multa poderão ser feitas pelo site da prefeitura e serão debatidas no Conselho da Cidade.

apode1701painell

Vitrine Haddad vai protagonizar as propagandas que o PT paulista leva à televisão na semana que vem numa tentativa de melhorar sua popularidade e pavimentar a campanha à reeleição.

Cineclube Dirigentes lamentaram a “produção doméstica”, sem auxílio do marqueteiro João Santana. “O partido também entrou em ritmo Joaquim Levy de corte de gastos”, diz um petista.

Restrito O partido optou por regionalizar os vídeos. Assim, Haddad aparecerá apenas na Grande São Paulo.

Gorou Marco Aurélio Cunha não vai mais para a SPTuris. Wilson Poit desistiu de aceitar cargo no Ministério do Desenvolvimento e ficará no posto. Agora, Haddad deve definir outro espaço para trazer o PSD para o governo.

Vai na fé O PSB consultou Alckmin sobre a possibilidade de filiar a senadora Marta Suplicy, que pode deixar o PT, para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2016. O governador não demonstrou resistência, segundo pessebistas.

Até o fim O Solidariedade, entretanto, não desistiu de trazer Marta. O presidente da sigla, Paulinho da Força (SP), tratou do assunto com Cândido Vaccarezza (PT-SP) em conversa durante a semana.

Tesoura O decreto de contingenciamento orçamentário do governo Alckmin, que será publicado neste sábado, fixa em R$ 6,5 bilhões o bloqueio de recursos, 3,1% da receita prevista para o ano. Do total, R$ 1,8 bilhão corresponde a investimentos.

Dois pesos No geral, o corte nas pastas é de 20%. Secretarias estratégicas, como Saúde, Educação, Segurança, Administração Penitenciária e Desenvolvimento Social terão corte de 10%, assim como os repasses para as universidades estaduais.

Jogo… Ao pedir a libertação de Gerson Almada, vice-presidente da Engevix, seus advogados argumentam que a manutenção da prisão do executivo para convencê-lo a aceitar uma delação premiada é comparável à tortura.

… pesado “Tudo está a indicar que a prisão cautelar do paciente ostenta finalidade contrária à lei e configura (…) trato desumano e degradante ao indivíduo”, afirma a defesa do executivo.

Por fora 1 Para evitar a necessidade de mexer na Executiva Nacional do partido, o PT estuda formas alternativas de abrigar lulistas como Gilberto Carvalho e Marco Aurélio Garcia na direção.

Por fora 2 A maneira mais provável, hoje, é a criação de um conselho de assessoramento político ligado ao presidente do partido, Rui Falcão. A nova instância dependeria de aprovação do Diretório Nacional para existir.

Alô Aliados de Eduardo Cunha (RJ) na disputa pela presidência da Câmara colheram relatos de deputados que dizem ter sido procurados por ministros de Dilma Rousseff com ofertas de cargos nos Estados para apoiar Arlindo Chinaglia (PT-SP).


TIROTEIO

Kassab não nega a origem libanesa nem a tradição de bom comerciante: já está criando mais um partido para colocar à venda.

DO DEPUTADO ESTADUAL PEDRO TOBIAS (PSDB-SP), libanês, sobre a participação do ministro Gilberto Kassab (Cidades), presidente do PSD, na criação do PL.


CONTRAPONTO

Cabo eleitoral por acidente

Na campanha de 2002, o deputado Vaz de Lima (PSDB-SP) viajava por uma estrada ao anoitecer quando se deparou com um carro quebrado no acostamento. Ao parar, viu que um dos passageiros era uma grávida, a quem decidiu dar carona até Bananal, a cidade seguinte.

O tucano deu sorte: a mulher era uma bancária popular na cidade, que, sensibilizada, fez campanha na fila do caixa e dobrou sua votação. Em 2014, no entanto, o tucano perdeu votos na cidade. Questionado por sua equipe, o candidato explicou:

—É que nossa bancária se aposentou…