PT se conforma em perder espaço, mas quer mais ‘voz’ no ministério

Por Painel

Receita de limonada Em conversas internas, dirigentes do PT já admitem que terão menos espaço na Esplanada dos Ministérios a partir de 2015. O Ministério da Educação, por exemplo, deve ficar fora do portfólio petista. A cúpula do partido pretende dizer a Dilma que compreende a necessidade de ceder cadeiras em nome da governabilidade, mas pedirá um compromisso da presidente de que os novos ministros do partido terão mais “voz” para tocar políticas públicas e defender os projetos da sigla.

Prévia A direção do PT prefere Ricardo Berzoini a Jaques Wagner no Ministério das Comunicações, por achar que ele teria mais pulso para tocar a regulação da mídia. Ontem o titular da articulação política recebeu o vice-presidente de Assuntos Regulatórios do SBT, Roberto Franco.

Cofre Agências de publicidade e executivos de emissoras passaram a apostar na escolha de Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma, para a Secom. O ex-presidente do PT-SP é do grupo de Aloizio Mercadante, que vê com bons olhos essa opção.

Lexotan A cúpula do PT agiu no fim de semana para tentar acalmar a militância com a indicação de Kátia Abreu para a Agricultura. O argumento é que a senadora fez gestos de boa vontade em direção à agricultura familiar.

Reserva… Setores do partido querem, no entanto, que Dilma escale junto com a peemedebista os titulares (petistas) do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário.

apode2511paineel

‌… ecológica Isso, além da esperada ida de Miguel Rossetto para a Secretaria-Geral da Presidência, formaria um “antídoto” à presença da ruralista no governo.

Cafuné Em meio a tanta tensão, a presidente reservou espaço em sua agenda para participar da reunião do Diretório Nacional do PT, que ocorre sexta e sábado em Fortaleza, mas ainda não confirmou presença no evento.

Água mole… Vereadores do PT finalmente conseguiram uma vitória na batalha que movem há mais de um ano contra a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

… em pedra dura Fernando Haddad cedeu à pressão do partido e passou os contratos da área de publicidade, antes sob o guarda-chuva da Secom, para a Secretaria de Governo.

Até que fura Outra vitória dos vereadores foi tirar o contrato dos callcenters de atendimento ao cidadão (serviço 156) da Secom e remanejá-lo para o Planejamento.

Adeus Dilma pretendia aproveitar a reunião que teve ontem com Renan Calheiros (PMDB-AL) para comunicar oficialmente ao presidente do Senado o que todo mundo já sabe: que Sérgio Machado, seu apadrinhado, não volta mais para a Transpetro.

Impopular O deputado Julio Delgado (PSB-MG) pode ser obrigado a defender no plenário a cassação de André Vargas em plena campanha pela presidência da Câmara.

Timing A sessão que decidirá se o ex-petista, acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Yousseff, perderá o mandato será marcada por Henrique Alves (PMDB-RN), que apoia o correligionário Eduardo Cunha (RJ) para sua sucessão na Casa.

Marca do pênalti Gilberto Kassab (PSD) pretende terminar em janeiro a coleta de assinaturas para a fundação do Partido Liberal.

Venham a mim A ideia do ex-prefeito e ministeriável de Dilma é obter o registro do partido no início da legislatura da Câmara, em fevereiro, para atrair os deputados descontentes com suas siglas.


TIROTEIO

“Dilma não cuidou da febre, ela só aumentou e, agora, a presidente não sabe como cuidar do paciente e quer quebrar o termômetro.”

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), para quem aprovar o projeto que muda a meta fiscal seria “institucionalizar a contabilidade criativa”.


CONTRAPONTO

Epidemia de falhas

No início do mês, o ministro Arthur Chioro (Saúde) enfrentou uma corrida de obstáculos para lançar a campanha de prevenção da dengue e da febre chikungunya.
Além de chegar com uma hora de atraso para uma entrevista coletiva, houve problemas técnicos nas projeções que seriam exibidas com dados sobre as doenças.
Chioro improvisou e apresentou os números, mas as falhas demoraram a ser solucionadas. O ministro brincou com um secretário:
—Pelo jeito é mais difícil consertar o projetor do que resolver o problema da chikungunya!