Falta de diálogo entre Dilma e Lula sobre ministério deixa governo apreensivo

Por Painel

Alô, Lula? O feriado vem aí, e a agenda de Luiz Inácio Lula da Silva prevê viagens a Foz do Iguaçu e, em seguida, ao Uruguai. Até ontem, Dilma Rousseff não havia dado um telefonema para o antecessor para pedir que ele cancele o roteiro e desembarque em Brasília para, juntos, discutirem a reforma ministerial. Auxiliares da presidente e do petista demonstravam ansiedade ontem com a demora na definição do novo ministro da Fazenda, prometida por ela para quando voltasse da reunião do G20.

Lupa Michel Temer recebeu Henrique Alves (RN) e Eduardo Cunha (RJ) na segunda-feira na Vice-Presidência para discutir o impacto da nova fase da Operação Lava Jato sobre o PMDB. Passaram horas lendo o inquérito.

Eu não O nome de Fernando Soares, o Fernando Baiano, surgiu mais de uma vez na conversa dos peemedebistas. O receio é que o lobista, preso ontem, detalhe suas ligações com o partido. Cunha e Alves negaram qualquer relação com Baiano.

Mesmo saco Já a oposição, em reunião ontem, decidiu defender a convocação dos executivos presos na Lava Jato para tentar se distanciar do escândalo. O temor é que a crise resvale em PSDB e DEM, que também receberam doações das empreiteiras.

Quem avisa… Tucanos e democratas procuraram Eduardo Cunha para avisá-lo que chamariam os diretores das empresas, além de Renato Duque, João Vaccari e Sérgio Machado. O peemedebista não fez objeção.

Soneca Apesar das derrotas na CPI ontem, aliados de Dilma não pareciam muito preocupados. É da vida, disse um líder da base.

_APODE1911PAINEL_

CEP Durante as eleições, a presidenciável Marina Silva (PSB) ficou hospedada em São Paulo em um apartamento no mesmo quarteirão do prédio onde morou o doleiro Alberto Youssef, segundo endereço informado à PF.

Para tudo O projeto de lei da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) que modifica a atual legislação que regula as Licitações Públicas subiu no telhado diante da evolução da Lava Jato. Os parlamentares agora querem distância dessa discussão.

Na contramão Conhecida como o “projeto das grandes construtoras”, a proposta estabelece regras mais flexíveis e subjetivas para a contratação de grandes obras.

Estica Levantamento da Lava Jato sobre obras mostra que a construção do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho teve 48 aditivos, levando o preço de R$ 485 milhões para R$ 895 milhões.

Devagar… A ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) procurou na última semana Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, para pedir que a sigla esperasse um pouco antes de levar adiante a indicação de Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o TCU (Tribunal de Contas da União).

… e sempre Ideli queria aguardar o retorno de Dilma da reunião do G20 para tentar voltar a disputar a vaga.

Diz aí Relator no STF do inquérito sobre cartel nos metrôs de São Paulo e Distrito Federal, Marco Aurélio Mello autorizou a Procuradoria a inquirir Andre Guyvarch, ex-presidente da Bombardier, sobre que deputado do PT teria ajudado a empresa em licitações em Brasília.

Visita à Folha Fernando Luiz Santos-Reis, diretor-presidente da Odebrecht Ambiental, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Guilherme Pamplona Paschoal, diretor-superintendente de Minas, São Paulo e Sul, e de Manuel Francisco do Nascimento Brito Filho, diretor de Comunicação.


TIROTEIO

Os tucanos que hoje gritam contra o PT são os mesmos que emudeceram quando o PSDB foi apanhado no trensalão em São Paulo.

DE EMIDIO DE SOUZA, presidente do PT paulista, sobre os ataques promovidos por dirigentes e congressistas do PSDB ao partido no escândalo da Petrobras.


CONTRAPONTO

Bandeira dois

O tucano Salomão Pereira, conhecido como Salomão do Táxi que assumirá uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo em 2015 levou o governador Geraldo Alckmin para acompanhar uma das edições do concurso Miss Taxista. Ao ser apresentado à vencedora da competição, o governador puxou papo:

Muito bonita. É taxista, também?

Salomão se antecipou:

Não! É atriz de filme pornô…

Depois de um silêncio, o futuro vereador emendou:

Taxista gosta, né…?