Na campanha, Dilma disse que desmatamento cairia em novembro

Por Painel

Matagal de números Dilma Rousseff anunciou em entrevista em 19 de outubro que os dados oficiais apontariam, em novembro, redução do índice de desmatamento no país. No mesmo dia, postou em seu perfil oficial no Twitter. “Com relação aos dados sobre desmatamento, anunciaremos os mesmos em novembro e antecipo que houve uma queda”. Análises do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que apontam aumento de 122% no desmate em agosto e setembro estavam prontas desde 14 de outubro.

dilmadesmate

Pra já Marta Suplicy avisou a aliados que pode não aguardar até a reforma ministerial para deixar o Ministério da Cultura e voltar ao Senado, como Dilma lhe pediu.

Cálculo A petista acredita ter recuperado inserção junto a artistas e intelectuais e na classe média-alta paulistana após passar pela pasta. Graças a isso, acha que teria espaço para disputar a eleição de 2016 mesmo fora do PT.

Coletivo A esperada vacância da Cultura reativou o lobby do coletivo Fora do Eixo pela volta de Juca Ferreira para o ministério. O hoje secretário de Fernando Haddad para a área incentiva a movimentação nos bastidores.

1 + 2 = x Na álgebra do PSD de Gilberto Kassab, assim como Guilherme Afif não pode ser incluído na cota partidária por ocupar o Ministério da Pequena e Micro Empresa, Henrique Meirelles também não iria para a Fazenda por ser filiado à sigla.

x = 1 Por esse raciocínio, Meirelles seria indicação pessoal do ex-presidente Lula. Assim, se Kassab for escolhido para o primeiro escalão, será o único expoente “oficial” do PSD no governo.

No campus A estratégia de reinserção social do PSDB tem como um dos pilares a filiação de universitários engajados na política estudantil.

Enem A sigla já ganhou o DCE da UnB em setembro, o que mostrou a viabilidade de entrar no nicho historicamente ocupado pela esquerda.

Fim… A disputa pela liderança do PSDB na Câmara vai revelar se os paulistas Geraldo Alckmin e José Serra deixarão Aécio Neves ocupar todos os espaços de destaque do partido ou vão pleitear divisão mais equânime.

… da trégua? Serristas da bancada já emitiram sinais de que não topam a eventual escolha do aecista Marcus Pestana (MG) para líder.

DR Aécio também pode enfrentar rebeliões em casa. Depois da frustrada campanha de Pimenta da Veiga ao governo, tucanos mineiros querem ter voz na definição dos candidatos a prefeito.

Lições Uma ala vê risco em lançar o ex-governador e senador eleito Antonio Anastasia em Belo Horizonte. Lembram que políticos que tentaram ser prefeitos depois de governar Estados fracassaram, como Cesar Borges na Bahia e Serra em São Paulo.

apode1011paiinel

Que fase Depois de perder a eleição para governador, Delcídio Amaral (PT-MS) tentou trocar seu gabinete
por um maior no Senado. Chegou tarde e ainda viu a novata conterrânea Simone Tebet herdar a confortável sala que foi de seu pai, o ex-presidente da Casa Ramez Tebet.

Veja bem O vereador Andrea Matarazzo nega que pretenda trocar de partido para disputar a eleição para prefeito de São Paulo. “Quero ser candidato, mas isso depende do governador Alckmin e de ter legenda pelo PSDB”.