No Planalto, saída de Sérgio Machado é tratada como definitiva

Por Painel

Para nunca mais No Palácio do Planalto, a saída de Sérgio Machado da Transpetro é tratada como definitiva. A “licença” foi acertada com Renan Calheiros e José Sarney, padrinhos do ex-presidente da empresa, subsidiária da Petrobras. Quando a PricewaterhouseCoopers exigiu sua saída para prosseguir a auditoria na empresa, Machado procurou apoio na cúpula do PMDB e disse à presidente da Petrobras, Graça Foster, que não aceitava ser demitido. A partir daí, foi costurada a saída honrosa para ele.

Senta aqui Dilma Rousseff deve reunir líderes do empresariado ainda esta semana, como parte do esforço de “diálogo” que prometeu em seu discurso da vitória.

Em blocos A presidente deve fazer rodadas com a indústria, o setor financeiro e expoentes do agronegócio.

‌Bom filho Com os dias de Guido Mantega no Ministério da Fazenda contados, a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde o ministro é professor, já prepara a sala para recebê-lo de volta, no departamento de Planejamento e Análise Econômica.

Barra… A cúpula do PMDB montou força-tarefa para livrar o deputado Eliseu Padilha (RS) de um inquérito no STF e viabilizar sua indicação a um ministério de Dilma. Caciques do partido querem que o relator Marco Aurélio Mello libere o caso para julgamento o quanto antes.

… limpa Padilha foi acusado de irregularidades na contratação de uma funcionária em seu gabinete, mas a investigação que originou o inquérito foi anulada. O PMDB quer o arquivamento antes que o nome do deputado seja levado à presidente.

Mão única Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem dito a líderes de partidos que negociam apoiá-lo à presidência da Câmara que não se compromete a retribuir a aliança daqui a dois anos. Avisa que o PMDB pode, “no limite”, deixar de lançar candidato.

De perto Principal rival de Aécio Neves no PSDB pela postulação à Presidência em 2018, o governador paulista Geraldo Alckmin confirmou presença no ato idealizado para fortalecer o senador como símbolo da oposição, amanhã, em Brasília.

Comitê Aécio deve chegar à capital federal hoje. Deputados e senadores do partido planejam “recebê-lo” na entrada do Congresso.

Limite Em seu discurso, Aécio dirá que o espaço para diálogo com Dilma é o Congresso Nacional. O senador mineiro vai dissociar o PSDB dos movimentos pró-impeachment e das manifestações extremistas em prol de intervenção militar no país.

Inbox Deputados do PSDB fizeram “desagravo” a Carlos Sampaio (SP) no grupo de Whatsapp da bancada diante dos ataques ao pedido de auditoria das urnas eletrônicas, idealizado por ele. Reservadamente, no entanto, tucanos condenam a medida.

E a ajuda? Alckmin enviou na sexta-feira a Dilma oito projetos para combater a crise hídrica no Estado. O primeiro da lista é a polêmica ligação da represa Atibainha com o reservatório Jaguari. O tucano pediu audiência com a petista para tratar do tema.

Torneira fechada O governador de São Paulo tem demonstrado preocupação com a queda de arrecadação do Estado. Na semana passada, pediu a secretários atenção com gastos de custeio.

Dono da chave Andrea Calabi, secretário da Fazenda, diz que a queda se deve à “frustração da expectativa de crescimento do PIB”. “Quando o Orçamento foi feito, a taxa era de 2,5%, agora é quase zero. Precisamos adequar os gastos à nova realidade”, diz.


TIROTEIO

“Afirmar esse suposto risco não faz jus à força da democracia e das instituições brasileiras, que não dependem do processo eleitoral.”

DE LUIS INÁCIO ADAMS, advogado-geral da União, sobre o ministro Gilmar Mendes ter dito à Folha que há risco de o STF virar uma “corte bolivariana”.


CONTRAPONTO

Carteado extraconjugal

Enquanto ainda era prefeito de Sinop (MT), o agora deputado federal Nilson Leitão (PSDB) foi interpelado por uma moradora do município, que era casada com um servidor da prefeitura.

Na conversa, ela fez uma reclamação: seu marido sempre chegava tarde em casa porque, depois do expediente, ia jogar baralho com o prefeito —convite que, ele dizia, não podia recusar. O então prefeito, depois de saber o nome do servidor, revelou à mulher dele:

—Minha senhora, só tem um detalhe: eu nunca joguei baralho com o seu marido!