Ministro diz que eleitor deve ‘evitar suruba’

Por Bruno Boghossian

O ministro Moreira Franco (Aviação Civil) disse em vídeo publicado no Facebook que o eleitor do Rio deve “evitar a suruba” e avaliar “cuidadosamente” os candidatos antes de votar em outubro. O peemedebista, que governou o Estado entre 1987 e 1991, criticou a campanha fluminense e afirmou que “não há compromisso com ideologia” na disputa.

“Lá no Estado do Rio de Janeiro, as alianças feitas para compor as chapas (…) transformaram o ambiente numa verdadeira suruba eleitoral”, diz Moreira no vídeo.

A mensagem foi interpretada por auxiliares do ministro como uma tentativa de desvincular Anthony Garotinho (PR) da presidente Dilma Rousseff para defender o candidato do PMDB, o atual governador Luiz Fernando Pezão. Dilma e Garotinho fizeram campanha juntos na última quarta-feira (27).

“Eu queria fazer um apelo que eu estou procurando seguir, que é avaliar cuidadosamente o meu voto. Votar com qualidade, evitar a suruba, não participar dela é fazer as escolhas que sejam mais sensíveis, verdadeiras e identificadas com as suas esperanças”, declara o ministro.

A aliança formada pelo PMDB no Rio foi classificada em junho como um “bacanal eleitoral” em junho pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Pezão diz apoiar a reeleição de Dilma, mas tem uma aliança com o PSDB e abriu espaço em sua chapa para Cesar Maia (DEM) concorrer ao Senado.

No vídeo que publicou, Moreira relata que “adversários do passado estão juntos nos dias de hoje, e isso confunde o eleitor”.